Sexta-feira tem Happy Hour no Sintrajud

27/11/2019 - Shuellen Peixoto

Para encerrar a série de atividades em homenagem aos 21 dias ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e ao mês da Consciência Negra, nesta sexta-feira, 29 de novembro,  a diretoria do Sintrajud vai realizar um Happy Hour para os servidores. O evento terá início às 19h30, no auditório do Sindicato (rua Antônio de Godói, 88, 16° andar, Centro da capital).

O objetivo é reunir a categoria em um momento de descontração e alegria, ao mesmo tempo em que – com arte – serão debatidas as violências vividas pelas mulheres e negros numa sociedade desigual. Segundo a própria Secretaria de Segurança Pública, nos primeiros anos de 2019 os feminicídios (mortes relacionadas ao fato de a vítima ser mulher) cresceram 27% em todo o estado em relação ao mesmo período do ano passado. Jovens negros no Brasil também têm três vezes mais chances de serem assassinados, mulheres negras recebem em média 40% do que é pago a um homem branco para desempenhar as mesmas funções. No Judiciário Federal o contingente de negras e negros é de cerca de 18%, enquanto na sociedade brasileira pretos e pardos somam 56,8% da população.

Teatro e música

O evento no Sintrajud terá apresentações de cantoras da categoria e do grupo de teatro do Sindicato, o Erga Omnes, que encenará a peça ‘Luzeiro’, baseada na trajetória de Carolina de Jesus, autora do livro clássico “Quarto de Despejo”, entre outros. O grupo teatral do Sindicato, formado por servidores da ativa e aposentados, ensaia semanalmente na sede da entidade.

“A peça traz um debate sobre a desigualdade social e racial, resgatando personagens como princesa Isabel, Luiz Gama e Carolina de Jesus”, afirmou a servidora aposentada Maria Cecília Pereira, diretora de base e integrante do grupo.

Na opinião da também servidora aposentada do TRE Claudia Sperb, as atividades culturais como o Sarau e a Mostra de Artes, que aconteceu em outubro deste ano, são importante para estimular a divulgação dos trabalhos artísticos da categoria. “É importantes que as pessoas venham participar e prestigiar esta atividade, com certeza verão os trabalhos lindos que estão sendo desenvolvidos pelos colegas”, convidou Claudia.

Participe!