Setorial na JF Santos organiza greve geral e discute condições de trabalho

20/04/2017 - helio batista

A nove dias da greve geral que deve paralisar o país no dia 28 contra as reformas do governo Temer (PMDB), servidores da JF Santos fizeram nesta quarta-feira, 19, assembleia setorial para organizar a adesão da categoria  na região. A expectativa é que a greve tenha muita força na Baixada Santista, inclusive com a paralisação do transporte público, do porto de Santos e do pólo industrial de Cubatão.

A assembleia contou com a participação dos servidores das varas, do setor administrativo e do JEF. Além da organização da greve geral em cada setor, eles conversaram sobre as condições de trabalho na Justiça Federal e no JEF de Santos, onde a Vara de Execução Fiscal conta com apenas oito servidores (do total de 14 que compõem o quadro), para tocar quase 30 mil processos.

Também foi discutida a situação da 6ª Vara Criminal, onde apenas seis servidores são responsáveis por tocar o grande volume de processos, incluindo os relacionados a várias megaoperações policiais de combate ao tráfico internacional de drogas. Apenas de janeiro a março já foram apreendidas mais de 3 toneladas de cocaína na região, o que requer uma série de medidas e atos processuais, com sobrecarga de trabalho e pressão sobre os servidores.

Nova Assembléia Setorial para tratar das condições de trabalho e do levantamento da pauta de reivindicações no prédio ficou convocada para o dia 10 de maio.

Atos e assembléias preparam greve geral

A subsede do Sintrajud na Baixada Santista vem organizando nos últimos dias atos conjuntos com servidores do Judiciário Estadual e outras categorias na porta dos fóruns da região. Eles também têm feito panfletagens e atividades de agitação na portaria dos fóruns, chamando advogados, usuários e a população a aderir e apoiar a mobilização.

O objetivo é preparar a greve geral em defesa dos direitos trabalhistas e de aposentadoria, atacados pelas reformas do governo Temer.

Nesta quinta-feira, 20, a manifestação foi realizada em São Vicente (foto acima), diante do Fórum da Justiça Estadual e do Fórum da JT, e em Santos, no Fórum da JT (fotos abaixo, clique para ampliar).

Os servidores da Justiça estadual aproveitaram para convocar os colegas das Varas de Família que funcionam em um prédio próximo à JT. Já os federais passaram pelos setores da JT convocando para a setorial que acontece na próxima terça-feira, 25, às 11h, também para organizar a participação na greve geral.

Plenária conjunta

A categoria está sendo chamada a participar da plenária conjunta das várias categorias mobilizadas na Baixada Santista, marcada para a próxima quarta-feira,  26, às 19h, no Sindicato dos Petroleiros em Santos. A plenária deverá definir a organização de atividades da greve geral na região.