Começa hoje o Setembro Amarelo, mês da prevenção e posvenção ao suicídio no mundo inteiro. Ao longo do período, ganham destaque as atividades que buscam dar suporte a pessoas que estão vivenciando sofrimentos emocionais que levam à tentativa de terminar com suas vidas e aos sobreviventes e enlutados pela perda de um familiar ou pessoa amiga.
O dia 10 é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção, mas todas as campanhas e organizações apontam a importância do mês para aumentar a visibilidade do tema e tirar o assunto dos tabus sociais. E o Sintrajud destaca que é preciso falar do tema o ano inteiro, especialmente numa estrutura hierárquica e gerida por meio do assédio moral como é o Judiciário Federal.
O oficial de justiça aposentado Ivo Oliveira Farias participa, no dia 10, de evento promovido pela Escola Judicial do TRT-2, os Subcomitês de Trabalho Decente e Seguro do TRT-1, TRT-2, TRT-3, TRT-15 e TRT-17 e o Programa do Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho. O “Encontro Sudeste do Programa Trabalho Seguro: Setembro Amarelo”.
Ivo é militante da causa de prevenção, posvenção e apoio a enlutados desde que sua filha Ariele Vidal Farias faleceu aos 18 anos de idade, em 2014. A palestra acontece das 16h às 19h em modalidade telepresencial (com transmissão pelo Youtube da Ejud2) e aberta aos públicos interno e externo. As inscrições podem ser realizadas no site da Ejud2.
O Sintrajud também realizará a já tradicional live sobre o tema, com a participação de Ivo. Em breve a data será divulgada nas mídias da entidade.