Servidores recebem deputados paulistas em plenária contra a ‘reforma’


21/05/2021 - Luciana Araujo
Sintrajud, que pediu audiência com todos os parlamentares federais eleitos pelo estado de SP, esteve representado; mandato de Carla Zambelli recebeu direção do Sindicato nesta quinta e outras reuniões estão sendo agendadas.

 

 

Os diretores do Sintrajud Luciana Carneiro e Fabiano dos Santos (também dirigente da Fenajufe) participaram, na tarde desta quinta-feira (20 de maio), de uma plenária que reuniu entidades do funcionalismo federal, estadual e municipal e deputados federais eleitos pelo estado de São Paulo para discutir a ‘reforma’ administrativa.

O centro da discussão foi articular as entidades para aumentar a pressão sobre os parlamentares na busca pelo adiamento da discussão da Proposta de Emenda Constitucional 32/2020 até que as condições sanitárias permitam efetivo debate com a sociedade. Em meio à pandemia, o funcionalismo destaca que a prioridade do país deve ser salvar vidas e não alterar a Constituição de forma que afetará inclusive o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Atenderam ao convite dos servidores os parlamentares Alexandre Padilha e Carlos Zarattini (PT), Ivan Valente (PSOL), Júnior Bozzella (PSL), Paulo Pereira da Silva (Solidariedade), Roberto de Lucena (Podemos) e Ricardo Silva (PSB), além de alguns vereadores e deputados estaduais.

A avaliação dos parlamentares é de que o governo enfrenta problemas dentro de sua própria base para aprovar proposta tão ruim. Deputados lembraram as eleições gerais do ano que vem e reconheceram que os colegas temem ser lembrados como traidores do povo.

A confecção em parceria de outdoors a serem fixados nas cidades dos deputados que acenam votar com o governo em suas bases eleitorais, faixaços, pressão via redes sociais e visitas a escritórios políticos foram algumas das iniciativas apontadas. Além de pressionar também vereadores, destacando os impactos que a ‘reforma’ terá nas cidades.

O Sintrajud tem participado de diversas iniciativas unitárias que constroem a luta contra a ‘reforma’ administrativa. Desde o Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais), passando pelo Grupo de Trabalho de Fóruns Estaduais e Regionais de luta contra a PEC, o Fórum dos Trabalhadores do Setor Público de São Paulo, a Frente Paulista contra a Reforma, a Frente Sindical Classista da Baixada e a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público.

“É sempre importante ressaltar que somente a atuação junto aos parlamentares não será suficiente para resolver nossos problemas. Diante da impossibilidade de grandes mobilizações de rua, o fundamental nesse momento é garantir que a PEC não seja levada ao plenário da Câmara ainda neste semestre. Por isso a pressão pelos meios possíveis é essencial”, ressalta a diretora do Sintrajud e servidora do TRF Luciana Carneiro.

Cobrança aos eleitos

Além disso, o Sindicato também demandou reuniões com todos os deputados paulistas. Na manhã desta quinta-feira a assessoria da deputada Carla Zambelli (PSL) recebeu a diretoria em reunião online. A deputada bolsonarista costuma atacar os servidores em suas redes sociais, e os dirigentes do Sindicato lembraram que o funcionalismo público é uma parcela considerável do eleitorado que não vai perdoar o desmonte dos serviços públicos. A assessoria da deputada comprometeu-se a levar a posição da entidade à parlamentar.

Nesta sexta (21) a conversa foi com a deputada Adriana Ventura (Novo). E já estão confirmados diálogos com Ivan Valente e Luiza Erundina (PSOL). A direção do Sintrajud seguirá cobrando aos demais deputados posicionamento contrário à ‘reforma’ e apoio dos que já vão votar contra a PEC para que os demais recebam a entidade e ouçam os argumentos dos servidores do Judiciário Federal.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM