Servidores públicos preparam Encontro Nacional para reforçar luta contra a PEC 32

16/07/2021 - Hélio Batista Barboza
Evento reúne funcionalismo de todas as esferas de governo nos dias 29 e 30; encontro estadual em SP será dia 20. Live lança a mobilização nesta sexta, 16, às 19h.

Com o objetivo de reforçar a organização da luta contra a ‘reforma’ administrativa do governo Bolsonaro (PEC 32/2020), as onze centrais sindicais do país e entidades que representam o funcionalismo realizam nos dias 29 e 30 de julho, de forma virtual, o Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público.

Como preparação para o Encontro, será transmitida uma live nesta sexta-feira, 16, às 19 horas, quando haverá o lançamento do site da campanha (www.contrapec32.com.br). A transmissão acontece pelo canal do YouTube “Contra a PEC 32” e também pode ser acompanhada pelas páginas do Sintrajud e da CSP-Conlutas no Facebook. O diretor do Sintrajud e coordenador da Fenajufe Fabiano dos Santos vai se manifestar em nome dos servidores do Judiciário Federal e do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (Fonasefe).

O Encontro Nacional vai culminar com a definição, no dia 30, do Plano Nacional de Mobilização contra a Reforma Administrativa.

Antes, serão realizados encontros estaduais, reunindo servidores dos três poderes e das três esferas de governo, a fim de eleger representantes para a Plenária Nacional e organizar as ações em cada estado. Isso inclui as iniciativas de pressão sobre os parlamentares, em suas respectivas bases eleitorais. O Encontro Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público de São Paulo está marcado para a terça-feira, 20, às 18h30.

No dia 24, sábado, a pauta da rejeição à PEC 32 será levada pelas entidades às manifestações pelo “Fora Bolsonaro” que vão acontecer em todo o país.

A mobilização continua em agosto, começando com uma manifestação em Brasília no dia 3, quando o Congresso Nacional retoma suas atividades.

Agenda

16/7 – 19 horas –  Live de Mobilização para o Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público

YouTube: canal “Contra a PEC 32”

20/7 – 18h30 – Encontro Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público de SP

24/7 – “Fora Bolsonaro” – manifestações em todo o país

29 e 30/7 – Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público

Programação:

• Dia 29/07, às 19 horas – Evento Político (Live)
  • Dia 30/07, às 9 horas – Plenária Nacional de Organização do Plano Nacional de Mobilização
  • às 17 horas – Evento Nacional, com live de lançamento do Plano Nacional de Mobilização.

3/8 – Manifestação em Brasília (retorno das atividades parlamentares)

Audiências e tuitaços

A comissão da Câmara dos Deputados que analisa a PEC 32 realizou nesta quarta-feira, 14, a última audiência pública sobre a proposta antes do recesso parlamentar. A audiência discutiu as condições para a aquisição da estabilidade no serviço público.

A próxima audiência está agendada para o primeiro dia depois do recesso, 3 de agosto, com a discussão sobre carreiras típicas de Estado e sobre servidores contratados por tempo indeterminado. A última audiência pública está agendada para 19 de agosto.

Esta semana também foi marcada pela mobilização dos servidores nas redes sociais. Na quarta-feira, dois tuitaços subiram a hashtag #EstabilidadeSimCorrupçãoNão, que ficou entre os assuntos com maior número de postagens no Twitter naquele dia.