Servidores públicos fazem plenária nacional contra a PEC 32 no dia 13 de novembro

05/11/2021 - Hélio Batista Barboza
Entidades vão discutir fortalecimento da luta para derrotar o projeto de “reforma” administrativa do governo Bolsonaro.

As entidades que organizam a luta contra o projeto de ‘reforma’ administrativa do governo Bolsonaro (PEC 32/2020) marcaram para 13 de novembro, sábado, a Plenária Nacional do Serviço Público. A reunião será realizada de forma virtual, pela plataforma Zoom, das 8h30 às 13h, tendo como principal objetivo o fortalecimento da campanha.

O Sintrajud e as demais entidades integrantes do Fórum dos Trabalhadores do Setor Público no Estado de São Paulo começaram a convocar suas bases para a Plenária, conforme deliberação da reunião que fizeram nesta quinta-feira, 4. “Os servidores públicos não serão os únicos prejudicados pela PEC 32, toda a população vai sofrer com o fim dos serviços, a exemplo do que está acontecendo em Minas e mesmo em São Paulo, que já começaram suas reformas administrativas”, diz a nota do Fórum, divulgada para convocar à Plenária.

O Fórum também aprovou um indicativo de paralisação dos servidores das três esferas de governo para a próxima segunda-feira, 8 de novembro, definido como dia de atividades conjuntas contra a PEC.

No dia 12, os servidores fazem mais uma “visita” surpresa de protesto ao escritório político de um deputado federal paulista favorável ao projeto. Já foram “visitados” os deputados Alex Manente (Cidadania) e Samuel Moreira (PSDB).

Sampaprev-2 e Correios

Além de se mobilizar para rechaçar o projeto do governo Bolsonaro (que aguarda votação no plenário da Câmara dos Deputados), as entidades lutam ainda contra o Sampaprev-2, a nova reforma da previdência municipal proposta pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).

O texto, que aumenta a cobrança de contribuição previdenciária sobre os aposentados e pensionistas, foi aprovado pelos vereadores em primeira votação e aguarda a segunda deliberação. Em greve desde 15 de outubro, os servidores municipais fazem assembleia na quarta-feira, 10 de novembro, diante da Câmara Municipal, onde a proposta tramita.

O Fórum participa também da luta contra a privatização dos Correios. O projeto do governo para vender a empresa pode ser votado no Congresso na próxima semana, quando também deve voltar à pauta a PEC dos precatórios, para o segundo turno de votação.

Um ato de protesto contra a privatização dos Correios está marcado para a terça-feira, 9 de novembro, a partir das 9 horas, em frente ao anexo II do Senado e poderá contar com a participação de integrantes do Fórum, que partem de São Paulo em caravana.