Servidores pressionam parlamentares a votarem contra a PEC da Previdência

03/07/2019 - Shuellen Peixoto

Os servidores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo que estão participando da caravana do Sintrajud e da Fenajufe contra a ‘reforma’ da Previdência abordaram diversos deputados e deputadas pedindo compromisso com o voto contrário à PEC 6-A/2019. Ao longo desta terça e quarta feiras (2 e 3 de julho), os colegas que foram a Brasília conversaram e pressionaram os parlamentares para que votem contra a proposta que torna mais duras as regras para aposentadoria.

Manifestaram compromisso com o voto contrário os deputados Airton Faleiro (PT/PA), Alice Portugal (PCdoB/BA), Beto Faro (PT/PA), Dagoberto Nogueira (PDT/MS), Gelson Azevedo (PHS/RJ), Gervásio Maia (PSB/PB), Ivan Valente (PSOL/SP), Jandira Feghali (PCdoB/RJ) , Maria do Rosário (PT/RS), Paulo Texeira (PT/SP), Renildo Calheiros (PCdoB/PE), Rogério Correia (PT/MG), Sâmia Bomfim (PSOL/SP), Severino Pessoa (PRB/AL), Vicentinho (PT/SP) e Zé Neto (PT/BA), além do senador Paulo Paim (PT/RS). Para os deputados que  apoiam a PEC, os caravaneiros entregaram o memorial organizado pela Fenajufe, que detalha os ataques aos direitos dos trabalhadores que esta ‘reforma’ causará.

Os servidores Henrique Sales (TRT-2 e diretor do Sindicato), Matilde Gouveia (oficiala de justiça do TRT-2), Coaracy Caracas (JF), Márcio Lóis, Assunta De Gaspari e Norival de Souza (aposentados do TRE) e Maria Helena Leal (aposentada do TRF), estão desde ontem em Brasília. Fabiano dos Santos, também diretor do Sintrajud e da Fenajufe, soma forças à equipe nesta quinta.

Lançamento da Frente Parlamentar (Crédito: Joana D’Arc/ASCOM Fenajufe).

Antes da abordagem, os servidores pretendiam acompanhar a sessão da Comissão Especial da ‘reforma’ da Previdência, convocada para a votação do relatório, que acabou sendo adiada para esta quinta-feira, 4*. Pela manhã, estiveram presentes no lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Reforma Tributária Solidária, que aconteceu no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. A Frente propõe a mudança no atual sistema tributário no Brasil buscando adequar ao propósito de financiar e fortalecer a proteção social (veja aqui). Erlon Sampaio (JF) e Thiago Duarte (TRT-2), dirigentes da Fenajufe por São Paulo, acompanharam o lançamento da Frente.

* Atualização: Por volta das 20h, após nova manobra da base governista, a sessão da Comissão foi instalada para tentar votar ainda nesta noite ou madrugada o relatório de Samuel Moreira.