Servidores participam de protesto contra o ministro da Saúde em Santos

12/12/2017 - helio batista

Servidores do Judiciário Federal na Baixada Santista e outros trabalhadores e ativistas fizeram um ato de protesto diante da TV Tribuna nesta segunda-feira, 11, para “recepcionar” o ministro da Saúde, Ricardo Barros, que foi participar de um encontro com prefeitos e outras autoridades da região.

O protesto foi organizado pelo Fórum Popular de Saúde da Baixada Santista, juntamente com outros movimentos sociais da região. Além de ministro, Ricardo Barros é deputado e empresário do setor de saúde.

Como deputado, ficou conhecido por fazer um corte drástico nos recursos do Judiciário Federal ao relatar o projeto de Orçamento da União de 2016. Ele chegou a anunciar um corte de R$ 10 bilhões nos recursos do Bolsa-Família.

Barros também votou a favor da reforma trabalhista e defende o fim da Justiça do Trabalho, além da flexibilização da regulamentação dos planos de saúde.

A manifestação também teve por objetivo reafirmar a defesa da Previdência Social. Deputado licenciado, Barros é um dos nomes que pode eventualmente ser exonerado do Ministério por Temer para assegurar o quórum de 308 votos favoráveis exigidos para aprovação de alteração constitucional.

“Ricardo Barros por onde passa deixa seu rastro de destruição, assim foi com as questões envolveram o orçamento da Justiça do Trabalho, a contrarreforma trabalhista e na sua atual pasta, cujos problemas o trabalhador que precisa do serviço público de saúde conhece bem”, relata Lynira Rodrigues Sardinha, diretora do Sindicato e servidora da Justiça do Trabalho em Cubatão.