Servidores participam de ‘Dia do Basta’ em São Paulo e na Baixada

09/08/2018 - Shuellen Peixoto

Nesta sexta-feira, 10, trabalhadores de todo o Brasil farão novas manifestações contra os ataques dos governos federal, estaduais e municipais. Batizada pelas centrais sindicais que convocam manifestações em todos os estados do país como “Dia do Basta!”, a jornada unificada será o primeiro passo para retomada das lutas no segundo semestre.

Em São Paulo, a manifestação acontece às 10h, em frente a FIESP (Avenida Paulista, 1313). Na Baixada Santista, o ato terá início na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, a partir das 6h, depois os manifestantes farão passeata pelas ruas da cidade.

A reforma trabalhista e a manutenção da reforma da Previdência na pauta do mercado, governos e candidaturas do status quo; a política de preços dos derivados de petróleo; e a privatização de estatais como a Eletrobrás estarão na pauta. Junto com a luta pelo direito à negociação coletiva e respeito à data-base nos serviços públicos, a revogação da Emenda Constitucional 95 e a defesa do emprego, do funcionalismo das aposentadorias e dos direitos trabalhistas.

Além da articulação com as centrais, o Sintrajud vem construindo a retomada do Fórum dos Servidores Públicos Federais, que reúne as categorias do funcionalismo da União e servidores estaduais, municipais e funcionários das estatais, com objetivo de fortalecer as reivindicações de todos. Um material unificado do fórum foi panfletado ao longo da semana para chamar mais trabalhadores para participar da manifestação.