Servidores participam de ações de solidariedade na véspera do Natal


18/12/2020 - Shuellen Peixoto
Trabalhadores vão entregar cerca de mil marmitas para a população em situação de rua no dia 24 de dezembro; Sintrajud tem impulsionado e contribuído com ações neste período de isolamento social.

Num cenário de pandemia que já dura nove meses sem resposta dos governos federal, estaduais e municipais, e com o aumento das dificuldades colocadas pela histórica desigualdade social, servidores do categoria impulsionam ações de solidariedade para garantir o direito a comemoração do Natal, dentro das limitações sanitárias que o momento impõe.

Ação do Formigueiro – Amigos da Rua ocorrida em julho deste ano (Instagram do projeto).

O projeto Formigueiro vai distribuir cerca de mil refeições no dia 24 de dezembro, a partir das 8h, na Praça Marechal Deodoro, para famílias sem teto que vivem na região central de São Paulo. A iniciativa reúne voluntários e, através de doações, busca amparar a população em situação de rua com distribuição de alimentos, roupas, cobertores e kits de higiene pessoal. Impulsionado pelo servidor do TRT-2 Alexandre Zanella, o projeto existe há quase três anos, e mantém a distribuição de 400 a 500 refeições às terças e quintas-feiras, e cafés da manhã aos domingos.

O Projeto Formigueiro é um dos grupos de ação de solidariedade que recebeu doações do Sintrajud ao longo deste período de quarentena e isolamento social. Na avaliação da diretoria, diante da inércia dos governos federal, estaduais e municipais, que não cumprem suas funções, a organização dos próprios trabalhadores para assegurar o mínimo para a sobrevivência de outros trabalhadores ganha importância.

Ação do Aurora Solidária na ocupação Porto Velho, em dezembro (Instagram do projeto).

Outra iniciativa que recebeu doação do Sindicato é o Aurora Solidária, que assiste as comunidades Anchieta e Porto Velho, localizadas na Zona Sul de São Paulo. A servidora do TRE Eveline Lima explica que o projeto foi iniciado em abril deste ano e já realizou a distribuição de 892 cestas básicas, 1.300 máscaras, além de remédios, gás de cozinha, entre outros. Ainda segundo a servidora, o Aurora Solidária também  conta com aulas de reforço escolar para crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos, e tem um gasto mensal de cerca de R$ 6,7 mil. Por isso, os colegas que impulsionam a iniciativa buscam doadores que assumam o compromisso de fazer contribuições mensais fixas.

A diretoria do Sintrajud também fez doações para as projetos de solidariedade organizados pelo padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, para o movimento Luta Popular, para a ONG Mulheres da Luz, para as aldeias indígenas de São Vicente e Bertioga, entre outras.

As doações realizadas pelo Sindicato até outubro estão disponibilizadas na prestação de contas publicada periodicamente aqui no site.

Se você é servidora ou servidor do Judiciário Federal no estado e quer participar de alguma iniciativa, publicamos abaixo os contatos dos colegas que já estão envolvidos em ações em andamento. Se quiser indicar novos projetos nos quais confia, envie e-mail para <[email protected]> ou mensagem para o WhatsApp do Sintrajud (basta clicar aqui).

Iniciativas de solidariedade apoiadas pela categoria e contatos

 Projeto Formigueiro Alexandre Zanella (TRT-2) – (11) 98578-4432
 Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Fernanda Martins (TRT-2) – (11) 98580-8920
 Comunidade Santa Cristina José Dalmo Duarte (TRF) – (11) 97019-0193
 Grupo de solidariedade entre trabalhadores Fausta Fernandes (aposentada/JF) – (12) 99786-2217
 Movimento Luta Popular Raquel Morel Gonzaga (TRE) – (11) 98865-2045
 Aurora Solidária Eveline Davi de Lima (TRE) – (11) 97368-2488
 Fundo de Emergência para Sem-Teto Henrique Sales Costa (TRT-2) – (11) 98989-1289
 Aldeias indígenas de São Vicente e Bertioga Adilson Rodrigues (JF/Santos) – (11) 99489-7594
 ONG Mulheres da Luz Bruna Santos (TRT-2) – (11) 97191-5746
Aldeia indígena JaraguáLuciana Carneiro (TRF-3) – (11) 99004-1330

 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM