Servidores do TRT discutem teletrabalho em café da manhã nesta sexta, 21

18/09/2018 - Shuellen Peixoto

A diretoria do Sintrajud convida os servidores do TRT-2 para mais um café da manhã nesta sexta-feira (21 de setembro) às 9h30, no átrio do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa. O objetivo é reunir a categoria para discutir propostas sobre a regulamentação do teletrabalho no âmbito da Segunda Região.

A Administração do Tribunal formou uma comissão para debater a regulamentação do teletrabalho, com base na Resolução Administrativa nº1970, do TST, na Resolução nº 151, do CSJT, e na Resolução nº 227, do CNJ.

Em uma das reuniões mensais com o presidente do TRT-2, desembargador Wilson Fernandes, informou que estaria criando uma comissão a respeito e dirigentes do Sintrajud reivindicaram assento para debater as regras do processo de trabalho. O Tribunal atendeu à demanda e a primeira reunião aconteceu no dia 3 de setembro. Na oportunidade, os representantes da Administração demonstraram o entendimento de que o trabalho em home office poderia ser considerado um ‘privilégio’, o que foi rebatido pelo diretor do Sindicato Marcus Vergne, que representa o Sintrajud no colegiado. O teletrabalho gera economia para o Tribunal – haja vista que os custos com energia elétrica, manutenção de equipamentos e internet ficaria a cargo do servidor -, o trabalhador será o responsável pela ergonomia do ambiente doméstico de trabalho, entre outras preocupações levantadas pelo Sindicato.

Dentre as propostas que a Administração começou a debater na comissão está o aumento da produtividade. A diretoria do Sindicato ressalta que a proposta, além de gerar problemas para a saúde do trabalhador, concretamente resultará na redução do valor pago por hora trabalhada. “O servidor que optar pelo teletrabalho terá a mesma jornada que os servidores que não optarem, portanto, não há justificativa para que haja uma meta maior, isso apenas geraria desgaste, aceleração e consequentes problemas de saúde para o servidor, além de redução salarial”, destacou Fabiano dos Santos, servidor do TRT e diretor do Sindicato.

A próxima reunião desta comissão acontece na segunda-feira, 24. “Nosso objetivo com café da manhã é reunir os colegas para discutir as propostas da categoria que levaremos a esta reunião, para que a gente possa garantir a defesa dos nossos direitos também nesta questão”, afirmou Marcus Vergne.

Além da regulamentação do teletrabalho, os servidores também vão discutir as eleições da diretoria de base no TRT. As inscrições para candidatos acontecem até o dia 30 de setembro. Veja o regimento completo aqui.

Café da Manhã com o Sindicato

Quando? Sexta-feira, 21 – 9h30