Servidores do TRT-2 terão campanha de vacinação contra a gripe

07/05/2020 - Shuellen Peixoto
Sindicato protocolou requerimento demandando que as administrações da JF e do TRE também realizem a campanha.

O TRT-2 vai oferecer vacina contra o vírus da Influenza (gripe comum) para servidores, magistrados e seus dependentes legais acima de 10 anos. A campanha de vacinação será realizada num esquema de Drive Thru no período de 11 a 18 de maio, entre 8h e 14h, no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa (Avenida Marquês de São Vicente, 235, Barra Funda).

A direção do Sintrajud acompanha de perto a campanha, que tem inscrições abertas até esta sexta-feira, 8 de maio, ou enquanto houver vagas, por meio da intranet. O Sindicato defende que todos os tribunais realizem campanhas e contemplem os servidores, da ativa e aposentados, e terceirizados em todo o estado. Em contato com a direção do Sintrajud, a administração TRT afirmou que foram disponibilizadas 3 mil doses da vacina, mas, caso a procura ultrapasse este número, o tribunal poderá solicitar mais doses.

Ainda segundo a administração do Regional Trabalhista, a campanha não será realizada em outros locais por conta dos protocolos de saúde mais rígidos, em decorrência da pandemia de coronavírus, e porque seria necessário autorização das demais secretarias municipais de saúde.  Mas todos os trabalhadores da corte podem se dirigir ao local, já que a aplicação será feita sem que seja necessária a saída do veículo.

A JF e o TRE realizaram licitações para aquisição de vacinas, porém, de acordo com informações oficiais, os pregões resultaram desertos. De acordo com o edital, o pregão realizado na JF também abrange os servidores do TRF. A diretoria do Sintrajud protocolou requerimento com pedido de informações sobre o planejamento da campanha e cobrando providências para garantir que a vacinação aconteça com celeridade e contemple o conjunto da categoria.

A campanha de vacinação contra a gripe ganha ainda mais importância no contexto da pandemia de coronavírus. Embora não proteja contra a Covid-19, a imunização pode auxiliar no diagnóstico da doença causada pelo coronavírus ao evitar a gripe comum, que tem sintomas parecidos com os da enfermidade que tem matado aos milhares no mundo. Além de reduzir a procura por serviços de saúde.

Para a direção do Sintrajud, a saúde dos servidores é prioridade. “Defendemos que a realização da campanha contra a gripe aconteça anualmente e contemple a categoria, incluindo os terceirizados,  em todo o estado”, afirmou Tarcisio Ferreira, servidor do TRT e diretor do Sindicato.