Servidores do TRF/JF mantêm pressão contra Resolução 514


12/05/2022 - Shuellen Peixoto
Manifestação teve a participação presencial e virtual de servidores de todo o estado, que aprovaram a primeira pauta unificada de reivindicações à administração sobre o teletrabalho..

A diretora Anna Karenina fala aos colegas durante o ato (Fotos: Cláudio Cammarota)

A luta pela revogação da Resolução 514/2022 teve mais um ato de servidores e servidoras na tarde desta quinta-feira, 12 de maio, de forma híbrida (presencial e remoto), em frente ao TRF-3.

Os colegas conversaram sobre o documento com as reivindicações consensuais sobre o trabalho não presencial, baseado nas propostas enviadas pela categoria através do canal de comunicação estabelecido pelo Sintrajud (veja aqui). A diretora do Sintrajud Anna Karenina, servidora da JF, explicou que o documento foi construído a partir da sistematização das propostas.

“Analisamos todas as propostas que nos chegaram até ontem [quarta-feira] e compilamos as consensuais neste documento que será protocolado junto à administração. As demais propostas serão debatidas na assembleia setorial do TRF e JF que o sindicato vai convocar nos próximos dias”, disse Anna Karenina.

Leia aqui o documento protocolado hoje

Na pauta de reivindicação, os trabalhadores destacaram a prioridade da revogação da Resolução 514/2022 (que ataca o teletrabalho) e da compensação hora a hora imposta ainda na gestão Mairan Maia a servidores que não puderam realizar suas atividades durante o período em que as unidades judiciárias estiveram fechadas ao trabalho presencial, além de propostas para salvaguardar direitos dos colegas e garantir condições de trabalho para quem está no remoto.

“O nosso objetivo principal com a mobilização e atos que temos feito é garantir a revogação desta Resolução e da determinação de compensação de horas da pandemia, que é uma “inovação” que só existe na Terceira Região, não está sendo feito em nenhum outro lugar do país. Somente com muita luta e pressão será possível revogar”, afirmou Henrique Sales, diretor do Sintrajud.

A manifestação contou com a participação do representante do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal de Alagoas (Sindjus-AL), Paulo Falcão, que explicou que está passando o período de férias em São Paulo, mas resolveu trazer a solidariedade dos trabalhadores de Alagoas ao ato. “Não podia deixar de passar para fortalecer o ato de vocês. Esta luta não é só dos servidores de São Paulo, é de toda categoria, porque pode servir de modelo para ataques posteriores aos colegas do resto do Brasil”, destacou Falcão.

Após o ato, uma comissão de servidores e servidoras se reuniu com a juíza auxiliar da presidência, Marisa Cucio.

Além da manifestação em São Paulo, o Sintrajud enviou uma caravana de servidores e servidoras para participar do ato nacional pela reposição salarial dos servidores públicos federais, em Brasília.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM