Servidores do Judiciário Federal e do TJSP discutem greve sanitária em live nesta quinta

29/07/2020 - helio batista
Transmissão começa às 11 horas e vai debater a importância da unidade das categorias, que rechaçam o retorno precoce do trabalho presencial.

Servidores do Judiciário Federal e da Justiça estadual discutem a greve sanitária de ambas as categorias na live que o Sintrajud transmite nesta quinta-feira, 30 de julho, a partir das 11 horas. O debate pode ser acompanhado pelas páginas do Sindicato no Facebook e no YouTube e por este site.

A diretora do Sintrajud Luciana Carneiro (servidora do TRF-3) e a diretora de base Raquel Gonzaga (servidora do TRE) vão conversar com dois dirigentes sindicais que representam os trabalhadores do Tribunal de Justiça de São Paulo: Luiz Milito, que é diretor do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do TJSP (Sindjesp), e Michel Iório, do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Judiciário Estadual na Baixada Santista, Litoral e Vale do Ribeira do Estado de São Paulo (Sintrajus).

Assim como os servidores do Judiciário Federal em São Paulo, os da Justiça estadual iniciaram sua greve sanitária na última segunda-feira, 27 de julho, data que o Tribunal estabeleceu para a retomada das atividades presenciais, sem que esteja controlada a pandemia de covid-19 no estado. O movimento para defender a saúde dos trabalhadores e da população também vem enfrentando evidente reforço dos efetivos policiais em frente aos fóruns, como se verificou também nos atos no TRF e no TRE na segunda.

Clique na imagem e acesse a página da campanha, conheça as orientações jurídicas, assine o abaixo-assinado, denuncie o assédio moral e baixe materiais.

No Judiciário Federal, o TRF-3 e o TRE também começaram o expediente presencial na segunda-feira, quando os servidores fizeram atos na porta dos tribunais. A greve sanitária – que é a recusa ao trabalho presencial para evitar o risco à saúde – foi aprovada pela categoria na assembleia geral da última quarta-feira, 22 de julho.

A greve sanitária no Judiciário Federal e no TJSP recebeu apoio do Sindicato dos Advogados de São Paulo e do sindicato dos servidores do Ministério Público da União (SindMPU), além da CSP-Conlutas e do Fórum dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público no Estado de São Paulo.

A live desta quinta-feira vai debater a importância da unidade das categorias e da preservação da vida. Não perca!