Como parte da semana de Mobilização Nacional em Defesa dos Serviços Públicos e dos Servidores nessa terça, dia 15 de outubro, foram realizadas diversas manifestações unitárias de categorias do Executivo e do Judiciário. O Sintrajud participou das atividades em Brasília e em São Paulo.
Pela manhã, aconteceu o seminário-ato contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 65. O evento aconteceu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados,
Os dirigentes da Fenajufe pelo estado de São Paulo e da CSP-Conlutas, Fabiano dos Santos e Luciana Carneiro, levaram o posicionamento do Sintrajud, de oposição à PEC que muda o regime jurídico do Banco Central, abrindo as portas para ingerência estrangeira na política econômica. E também manifestaram solidariedade à greve dos servidores e servidoras do INSS. A servidora aposentada do TRE e dirigente do Sindicato Rosana Nanartonis acompanhou o evento.
Confira trechos das falas de Fabiano e Luciana no player abaixo e a íntegra da atividade clicando aqui.
Ver essa foto no Instagram
Também na parte da manhã, a diretora do Sintrajud e servidora aposentada do TRE Ana Luiza de Figueiredo falou durante o ato unificado realizado em frente à Superintendência do INSS em São Paulo, denunciando a política econômica que retira os servidores e serviços públicos do orçamento sob imposição do ‘novo’ arcabouço fiscal. E também falou sobre a intransigência da cúpula do Judiciário, que nove meses após a apresentação do projeto de reestruturação da carreira construído pela categoria se recusa a negociar o PCCS. Assista à fala de Ana abaixo:
Ver essa foto no Instagram
À tarde, foi realizado, também no Nereu Ramos, o Ato pela Valorização do Serviço Público, contra a ‘reforma’ administrativa e a Portaria 5.127/2024 (que reestrutura as carreiras do Executivo de cima para baixo, sem diálogo prévio com as entidades representativas dos trabalhadores). A atividade também cobrou a reabertura imediata da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).
Luciana Carneiro representou o Sintrajud à mesa da atividade, que também contou com a participação de Fabiano dos Santos e Rosana Nanartonis. A iniciativa, com apoio da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, foi convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).
A Portaria do MGI foi criticada também por rebaixar o salário inicial dos futuros servidores e aumentar o tempo para que eles possam chegar ao topo das carreiras.
Luciana Carneiro destacou que é preciso que as mesas de negociação cumpram com o papel para o qual foram criadas. “Que o presidente negocie com os trabalhadores do INSS que estão em greve há quase 90 dias”, disse, lembrando que “esses espaços quando criados foram um avanço, no entanto, têm se mostrado incapazes de atender às nossas demandas”.
Após o ato na Câmara, os servidores saíram em caminhada até o Bloco K da Esplanada dos Ministérios, onde protestaram em frente ao MGI. Os representantes do Sintrajud e da CSP-Conlutas também participaram da atividade (foto).
Nesta quarta, 16, a mobilização contou com um ato dos aposentados e pensionistas contra o confisco das aposentadorias, no qual Rosana Nanartonis falou em nome do Sindicato (assista clicando aqui). O evento foi organizado pelo Instituto Mosap.
Nesses dois dias, técnicos administrativos das universidades federais, organizados no Sinasefe, também realizam 48 horas de paralisação pelo cumprimento dos acordos da greve ocorrida no início deste ano.
Confira abaixo o vídeo do ato realizado na parte da tarde: