Servidores debatem teletrabalho e direitos da categoria na live desta segunda, 1º


29/05/2020 - Shuellen Peixoto
Transmissão terá início às 17h30, com participação dos dirigentes Cláudia Vilapiano, Henrique Costa, Fabiano dos Santos e Maria Ires Graciano.

Os desafios do teletrabalho, os direitos dos servidores e a responsabilidade dos tribunais serão debatidos na próxima live do Sintrajud, que acontece nesta segunda-feira, 01 de junho, às 17h30, no Facebook, no YouTube e aqui pelo site. Após mais de dois meses de trabalho remoto, os servidores do Judiciário Federal de São Paulo ainda enfrentam as dificuldades com falta de equipamentos ergonomicamente adequados e estão sujeitos a metas e cobranças que são incompatíveis com a realidade.

O bate papo virtual terá a presença dos diretores Cláudia Vilapiano, da JF/Campinas, Henrique Costa, do TRT-2, e Maria Ires Graciano, do JEF/Capital, que vão conversar sobre suas experiências no regime de trabalho remoto e as iniciativas do Sintrajud para garantir condições de trabalho para os servidores. O diretor Fabiano dos Santos, que integra a coordenação da Fenajufe, também participará da transmissão

Questões como as metas consideradas absurdas que continuam sendo cobradas dos trabalhadores, reorganização de férias, reposição de horas, além da continuidade da falta de estrutura de trabalho dois meses após a migração para o regime de trabalho remoto serão abordadas no bate-papo virtual, a fim de transmitir informes à categoria e dialogar sobre as demandas que vêm surgindo.

O Sindicato defende a manutenção do isolamento social para preservar vidas. Nesse sentido, cabe às administrações garantir as condições para o teletrabalho sem responsabilizar os servidores pela infraestrutura, segurança da rede de dados, respeitando os limites que as condições objetivas de realização das atividades funcionais no ambiente doméstico impõe. Para a direção do Sintrajud, qualquer recuo das medidas de isolamento social neste momento pode resultar num desastre no estado que tem os maiores índices de contágio, mortes e risco de colapso da rede de saúde. Nas primeiras 24 horas após os anúncios de retomada das atividades econômicas, em particular na capital, São Paulo registrou o número recorde de 6.382 novos casos de covid-19. O estado também já somou 7.275 óbitos, tendo um índice de letalidade (7,2%) maior que o mundial (6,2%), segundo dados oficiais divulgados no portal do Governo do Estado.

Esta será a vigésima quarta live realizada pela diretoria do Sintrajud desde o início do isolamento social para contenção do coronavírus. As transmissões acontecem toda segunda-feira, às 17h30, e quinta-feira, às 11h. Os vídeos ficam disponíveis em todos os canais para consulta posterior, mas no momento da live é possível tirar dúvidas e trocar experiências.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM