Servidores debatem principais temas que serão pautados no 10º Congrejufe

15/04/2019 - Shuellen Peixoto

Foto: Joca Duarte

Como parte dos preparativos para o 10º Congresso Nacional da Fenajufe (Congrejufe), o Sintrajud realizou no último sábado, 13 de abril, no auditório do Sindicato, o debate ‘Rumo ao 10º Congrejufe: Cenários, desafios e perspectivas na luta para defender o direito de aposentadoria e a Previdência Pública, valorização da carreira, respeito à data-base, reposição das perdas salariais e o direito de greve’.

A atividade foi composta por quatro mesas: “Os desafios da categoria no enfrentamento à ‘Reforma’ da Previdência”, com a presença de Adilson Rodrigues, coordenador geral da Fenajufe e servidor da JF/Santos; “A luta pelo Plano Carreira no Poder Judiciário da União e no Ministério Público da União, reestruturação produtiva e o desmonte do Estado”, que foi debatido por Démerson Dias, servidor do TRE. Além disso, o advogado César Lignelli abordou a “Luta pela data-base e garantia do direito de greve”, e o economista Washington Moura Lima, falou sobre o “Orçamento do Judiciário, Emenda Constitucional 95 e perdas salariais”.

Durante a atividade, os servidores destacaram a necessidade de o Congresso da Federação, que reunirá servidores do Judiciário Federal de todo o país, aprovar a construção de um calendário de lutas da categoria, em conjunto com os demais trabalhadores e centrais sindicais, para barrar a PEC 6/2019, da ‘reforma’ da Previdência do governo Bolsonaro. “Este é momento de unir forças com todos que estejam dispostos, pela manutenção do nossos direitos, temos que cobrar das centrais, Fonasefe e mesmo da Fenajufe, a construção de um calendário de lutas consequente que avance para uma greve geral que impeça este ataque sem precedentes que o governo Bolsonaro quer implementar”, afirmou Adilson Rodrigues.

O aprofundamento da precarização do serviço público também foi destacado. Démerson Dias destacou que a digitalização dos processos no Judiciário, que poderia melhorar o procedimento de trabalho para atender melhor à população, tem servido como primeiro passo para a terceirização e aumentado o volume de trabalho para os servidores. “Hoje as secretarias podem funcionar com apenas dois funcionários e um juiz, e não quer dizer que estamos com menos trabalho, o volume aumentou e está concentrado em poucas pessoas. É bom que a gente tenha claro que, assim como aconteceu com a automação bancária e metalúrgica, nós também podemos estar em vias de extinção”, destacou o servidor.

Na opinião do diretor do Sintrajud Tarcisio Ferreira, servidor do TRT, a luta para manter os direitos já conquistados e avançar é constante. “A gente que trabalha no Judiciário como operadores do Direito tem a tendência de olhar os direitos como algo estático, mas a própria Emenda Constitucional 95 mostrou que não funciona assim. De uma vez só o Governo retirou vários direitos, na verdade a luta por direitos é constante no sistema em que vivemos e, neste momento, ou avançamos na nossa luta e organização, ou viveremos um retrocesso sem precedentes”, finalizou.

O Congrejufe é o congresso nacional da categoria, instância máxima da Fenajufe. Dele sairão diretrizes para atuação na defesa dos direitos dos servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União. Esta edição acontece de 27/4 a 1°/5, em Águas de Lindóia, no interior do Estado de SP. O Sintrajud elegeu 51 delegados e 26 observadores na assembleia geral que aconteceu no dia 16 de março.

Após várias solicitações de mudanças feitas pelas chapas 2 e 3, os delegados de São Paulo são:

Chapa 1 – Luta Fenajufe/SP: Delegados(as): 1) Henrique Sales Costa (TRT), 2) Fabiano dos Santos (TRT), 3) Adilson Rodrigues Santos (JF/Santos), 4) Maria Ires Graciano Lacerda (JEF/SP), 5) Inês Leal de Castro (TRT), 6) Antonio dos Anjos Melquiades (JF/SP), 7) Marcus da Silva Vergne (TRT), 8) Luciana Martins Carneiro (TRF), 9) Tarcisio Ferreira (TRT), 10) Maurício Rezzani (TRE), 11) Maria Angélica Olivieri (Aposentada/Execução Fiscal), 12) Ivo Oliveira Farias (Aposentado/TRT), 13) Ronald de Carvalho Fumagalli (TRT), 14) João Carlos Carvalho da Silva (JF/Marília), 15) Marcos dos Santos Pereira (TRE), 16)  Claudia Sperb (Aposentada/TRE), 17) Dinah Maria Lemos Noleto (JF/SP), 18) Raquel Morel Gonzaga (TRE), 19) Ana Luiza de Figueiredo Gomes (Aposentada/TRF), 20) Jean Carlos de Morais (TRT), 21) Cléber Borges de Aguiar (TRF), 22) Claudia Vilapiano Teodoro de Souza (JF/Campinas) e 23) Eduardo Pereira Galindo (TRT).

Chapa 2 – “Oficiais em ação”: Delegados(as): 1) Erlon Sampaio de Almeida, 2) Marcos Renato Yamamoto Trombeta, 3) Beatriz Mazzei Nubie Massariol, 4) Ronaldo Agostinho Barbuy, 5) José Henrique Casselli, 6) Ana Silvia Poço, 7) Kátia Midori Koga Kawakame, 8) Matilde Gouveia, 9) Fábio Hiroshi Suzuki, 10) Ana Lúcia Prado Garcia e 11) Marcelo Tolaine Paffetti.

Chapa 3 – “Coletivo Reconstrução”: Delegados(as): 1) Alice Quintela Lopes Oliveira (TRT), 2) Ana Luiza Ferreira (TRE), 3) Anézio Henrique Junior (TRF), 4) Carolina dos Santos Marques (TRF), 5) Elaine Amaral (JF/Ceuni), 6) Flávio Conrado Junior (Aposentado/JMU), 7) Helena Pontes dos Santos (TRT), 8) João Luiz Mutaf (TRE), 9) Luciane Pianta Palhares (JF/Campinas),  10) Maycon Muniz Silva (TRT), 11) Neemias Ramos Freire (TRT), 12) Patrícia  Vilharinho de Lima (TRT), 13) Sandra Regina Pestana Tirlone (JF/Santos), 14) Thiago Duarte Gonçalves (TRT), 15) Valter Luiz Peluque (Aposentado/TRT) 16) Wagner Garcia Garcez (TRT) e 17) Rodrigo Évora (TRT).

O debate do último sábado foi transmitido ao vivo pela fanpage do Sintrajud no Facebook. Assista abaixo: