Servidores criticam tentativa de Gilmar Mendes de impor 8h e extinguir recesso

24/02/2017 - joebetho

Sindicatos dos servidores do Judiciário Federal que tenham em suas bases trabalhadores de Tribunais Regionais Eleitorais serão convocados para uma reunião nacional com o intuito de debater a tentativa do ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, de impor a jornada de 8 horas diárias e extinguir o recesso de dezembro.

A convocação do encontro foi definida na reunião ampliada da Fenajufe, realizada no domingo (19), em Brasília, que contou com 118 delegados credenciados. De acordo com a resolução, aprovada por consenso, o objetivo é “construir de forma unificada a reação a mais esse ataque vindo do maior algoz dos trabalhadores do Judiciário”.

Servidor da Justiça Eleitoral no Estado do Rio de Janeiro, o coordenador-geral da Fenajufe Helênio Porto Barros considera a deliberação da reunião ampliada “importantíssima” por apontar uma reação categoria a ameaças que têm como patronos integrantes da cúpula do Judiciário. Para ele, tanto o TSE quanto o TST (Tribunal Superior do Trabalho) têm na Presidência ministros empenhados em retirar direitos e conquistas trabalhistas. “São golpes contra trabalhadores e trabalhadoras que, num caso, cuidam para que as eleições, já cheias de vícios, tenham um pouco de honestidade, e, na trabalhista, contribuem para que [quem trabalha] consiga um pouco de restituição de seus direitos”, observa.

O dirigente da federação, que integra o movimento LutaFenajufe, defende não só a convocação urgente de tal reunião, como considera necessário organizar algo similar com relação à Justiça do Trabalho – que tem na presidência de seu órgão máximo um ministro que defende a flexibilização das leis trabalhistas e que chegou a abrir mão de projetos que assegurariam mais servidores e melhores condições de trabalho ao setor.