Servidores/as elegem delegação ao Congrejufe e reiteram: Dia 20 de março é greve!


15/03/2025 - Luciana Araujo
Representação paulista terá maioria de integrantes do Coletivo LutaFenajufe e composição diversa com eleitos/as das quatro chapas apresentadas à assembleia, na proporção dos votos recebidos; no dia 20/3 todas as chapas se comprometeram a estar presentes.

Em uma assembleia on-line com participação de 746 sindicalizados e sindicalizadas, a categoria em São Paulo elegeu neste sábado (15 de março) a delegação que representará o estado no 12º Congresso Nacional da Fenajufe (Congrejufe). A assembleia também reiterou a deliberação do último Conselho de Base para reforçar a mobilização na Greve Nacional do PJU e MPU, na próxima quinta-feira, 20 de março.

Em São Paulo, no dia 20 haverá um ato unificado em frente ao Tribunal Regional Eleitoral, às 14 horas. O Sindicato vai reembolsar o transporte de quem se deslocar para participar da atividade, bastando apresentar o comprovante da despesa pelo e-mail reembolso@sintrajud.org.br. A orientação é que se formem grupos para uso de aplicativos de viagem.

“Num cenário de grandes ataques por parte do governo, do Judiciário e da grande mídia, essa assembleia foi muito importante para organizar nossa categoria e nossas lutas”, frisou a diretora da Fenajufe eleita por São Paulo e integrante do Coletivo LutaFenajufe, de Oposição à direção majoritária da Federação, Luciana Carneiro, que também é servidora do TRF-3.

O 12º Congrejufe acontecerá em Foz do Iguaçú (PR), com início às 14 horas no dia 26 de abril e se encerrará no ato de 1º de maio (Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras).

“Enfrentamos a política de contenção de gastos públicos do Arcabouço Fiscal e a política de autoconcessão de benefícios por parte da magistratura, que consome parte importante do orçamento. Por isso temos que construir um processo forte de mobilização e o congresso da Federação tem um papel fundamental na continuidade dessa luta. A gente tem uma história de que as nossas conquistas se deram sempre com mobilização”, frisou Fabiano dos Santos. Servidor do TRT-2, Fabiano é dirigente da Fenajufe pelo Coletivo LutaFenajufe e da CSP-Conlutas, central sindical à qual o Sintrajud é filiado.

Quatro chapas participaram do processo eleitoral: 1 – Conecta+Técnicos; 2 Renova Sintrajud; 3 – Reestruturação Efetiva, Valorização e Equidade; e 4 – LutaFenajufe.

A chapa 1 foi apresentada pela servidora Sandra Tirlone (JF/Santos). A chapa 2 contou com a apresentação de Marli Perin (JT/Praia Grande), Neemias Freire (oficial de justiça aposentado do TRT-2) e Geraldo dos Santos (aposentado do TRF-3). A chapa 3 foi apresentada pelas servidoras Samanta Pinheiro e Adriana Graciano (TRT-2) e Anna Karenina (diretora do Sindicato e lotada na JF/Itapeva). Raquel Morel (TRE-SP), Fabiano dos Santos e Cláudia Vilapiano (JF/Campinas) apresentaram a chapa 4 – LutaFenajufe.

Após as apresentações, antes do início da votação, foram reiteradas as disposições do edital e encerrado o procedimento de ingresso na sala da assembleia (autorizado a quem havia se cadastrado até 14h30 deste sábado e entrado na sala antes do início do regime de votação).

Os/as 651 servidores/as aptos/as a votarem presentes no momento da votação tiveram 15 minutos para escolher uma das quatro chapas inscritas. A chapa LutaFenajufe elegeu 27 delegados/as e 10 observadores/as, com 316 votos. A chapa Reestruturação Efetiva obteve 140 votos e elegeu 12 delegados/as e 5 observadores/as. A chapa Renova Sintrajud recebeu 66 votos e elegeu 06 delegados/as e 02 observadores/as. E a chapa Conecta+Técnicos recebeu 42 votos, elegendo 04 delegados/as e 01 observadores/as.

Unir a categoria por carreira, saúde e salários

Apesar das polêmicas entre as chapas, em relação ao Dia Nacional de Greve do PJU e MPU por carreira, saúde e salários (20 de março) foi ressaltada por todos os coletivos a importância da unidade da categoria para arrancar conquistas.

Também entrou no calendário a convocação de um ato no dia 24 de março, em frente à sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista. Na ocasião estará sendo realizado um seminário com o título “Reforma administrativa, já!”. Na mesa, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, o ministro do STF Gilmar Mendes e o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG).

E no dia 31 deste mês, servidores do TRT-2 vão integrar a caravana do Sintrajud para o ato em frente ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que vai julgar as novas normativas sobre a assistência em saúde no ramo.

“É tarefa de todas as chapas construir uma grande greve no dia 20 e também a nossa intervenção no dia 24”, frisou o diretor do Sindicato Ismael Souza, servidor do TRT-2.

Também servidora do Tribunal Trabalhista de São Paulo e dirigente do Sintrajud, Camila Oliveira destacou que “a gente precisa que não seja discricionária a forma como a magistratura administra o orçamento. Eles fazem o que querem porque fazem as normas e julgam se elas são legais ou não. Foi com luta que conquistamos todas as nossas conquistas e é preciso que para o dia 20 todos tenham consciência disso”.

“Nós aposentados e aposentadas também lutamos pelo fim do confisco imposto com a reforma de Lula em 2004. E agora enfrentamos muitas dificuldades. A primeira delas é a política econômica do governo. Combinados com o governo, temos a cúpula do Judiciário e também o Congresso Nacional, que juntos promovem um verdadeiro assalto ao orçamento. Então, para nossa luta vamos ter que estar todos unidos, no dia 20 e em todo o calendário”, frisou Ana Luiza Figueiredo, fundadora e dirigente do Sintrajud e aposentada do TRF-3.

Calendário de luta

20 de março – Dia Nacional de Greve do PJU e MPU, com ato unificado em São Paulo às 14 horas em frente ao TRE-SP (Rua Francisca Miquelina, 123, Centro)

24 de março – Manifestação, a partir das 14 horas, em frente à sede da Fiesp, durante a reunião da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, do ministro do STF Gilmar Mendes e do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), com a direção da Fiesp para discutir a reforma administrativa do governo Lula/Alckmin

31 de março – Manifestação durante o julgamento nas novas normas sobre o financiamento à assistência em saúde no CSJT

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM