Servidores aprovam participação na greve geral do dia 5 de dezembro

28/11/2017 - Shuellen Peixoto

Foto: Claudio Cammarota

Servidores do Judiciário Federal de São Paulo aprovaram greve de 24 horas no dia 5 de dezembro contra a Reforma da Previdência. A deliberação foi aprovada na assembleia geral que aconteceu na tarde desta terça-feira, 28, em frente ao Fórum Pedro Lessa.

A greve geral, convocada pelas centrais sindicais, acontece na véspera do dia já ventilado pelo governo como possível data de votação da PEC 287 no Plenário da Câmara dos Deputados. A proposta de emenda constitucional elimina uma série de direitos previdenciários dos trabalhadores, sob o argumento de combater um suposto e contestado déficit financeiro no sistema.

Além da luta em defesa da aposentadoria, os servidores estarão protestando contra o aumento da contribuição previdenciária (MP 805), o projeto que facilita a demissão de servidores (PLS 116/17) e contra a reforma trabalhista e MP 808, que retira direitos dos trabalhadores e esvazia a JT. “Nos primeiros dias de vigência da reforma Trabalhista, o número de ações na JT já diminuiu quase 90%, o objetivo é acabar com a Justiça Trabalhista no Brasil”, afirmou Inês Leal, servidora do TRT e diretora do Sintrajud. “Temos que unir força na greve geral do dia 5 e fazer um movimento de resistência para impedir que esta reforma seja aplicada”, declarou a servidora.

Também na tarde desta terça-feira, aconteceu uma reunião da plenária do setor de transporte de São Paulo, que reúne representantes dos metroviários, ferroviários e condutores do Estado, e foi aprovado o indicativo de participação das categorias no dia de greve geral em defesa da aposentadoria.