Servidora do TRF ministra curso online sobre obra do jurista Pachukanis


09/06/2021 - Luciana Araujo
Pacote de aulas em vídeo fica disponível por um ano após aquisição.

A servidora do TRF-3 e autora do livro Marxismo, Humanismo e Direito: Althusser e Garaudy (editora Ideias&Letras), Juliana Paula Magalhães, está envolvida em um novo projeto para o qual convida colegas que tenham interesse em aprender mais sobre a perspectiva crítica da Ciência Jurídica. Ela desenvolveu o curso “Introdução a Pachukanis: crítica marxista do Direito”, oferecido por meio da plataforma digital Classe Esquerda em 16 aulas previamente gravadas, ao custo de R$ 69,85 (clique aqui para mais informações). O conteúdo fica disponível por um ano após a aquisição.

Juliana é doutora em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP, servidora do Judiciário desde 2002 e integrante do quadro associativo do Sintrajud.

Sobre o projeto, a expectativa da servidora é que o pensamento do autor soviético “se torne cada vez mais conhecido, dado que ele fornece um ferramental teórico incontornável para que se possa compreender a imbricação entre direito, Estado e capitalismo. Estudar Pachukanis é essencial tanto para juristas quanto para todos aqueles que enxergam as mazelas de nosso tempo e percebem a urgente necessidade de uma efetiva transformação social, de caráter necessariamente socialista”, afirma.

O jurista marxista russo Evguiéni Pachukanis (1891-1937) é considerado o mais importante estudioso crítico da Teoria Geral do Direito. E Juliana foi orientada no doutorado pelo professor das Arcadas Alisson Mascaro, nome de referência no debate nacional, que propôs a iniciativa do curso.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM