Pesquisa: Servidor do Judiciário quer um país mais justo, com preservação de direitos

03/08/2018 - Shuellen Peixoto

A situação política brasileira é uma das grandes preocupações da categoria. A pesquisa revelou que a absoluta maioria dos servidores opina que os maiores problemas do país são a corrupção, educação, desigualdade social, segurança pública e saúde. E 7 em cada 10 servidores desaprovam o governo federal e o presidente Michel Temer.

Há momentos no país que estas variáveis – governo e a pessoa que ocupa o cargo de chefe do Poder Executivo – recebem avaliações diferentes. Mas, neste caso, a categoria acha que ambos são desastrosos. 74% dos servidores do Judiciário Federal em São Paulo avaliam o governo federal como ruim ou péssimo. Quando tratamos da avaliação do presidente, os números aumentam ainda mais, são 77% dos servidores que reprovam Michel Temer.

Já o Congresso Nacional tem 92% de reprovação entre os servidores, muito maior que a própria avaliação do restante da população, que era de 60% na pesquisa Datafolha realizada em dezembro do ano passado.

As avaliações sobre o Poder Judiciário como instituição dividem a categoria, com 21% considerando-o bom/ótimo, 47% avaliando como regular a ação do Poder e 30% apontando que seria ruim/péssimo.

Da mesma maneira, todas as medidas que atacam os direitos, como as reformas e medidas de ajuste fiscal, também são rechaçadas pelos servidores. Por exemplo, 72% discordam da Reforma da Previdência. A categoria também é contrária a Reforma Trabalhista (59%) e à Emenda Constitucional 95, do teto dos gastos (48%).

Sobre formas de governo, 71% dos servidores responderam que preferem a democracia a qualquer outro regime.

Sobre a pesquisa

Realizada pela Huno Consultoria e Treinamentos por contratação do Sindicato, a pesquisa teve o objetivo de aproximar cada vez mais o Sintrajud e a categoria, conhecendo o perfil político e social dos servidores. Outros estudos já tinham sido realizados anteriormente. Mas o último datava de 2011, e era perceptível que a composição dos trabalhadores do Judiciário Federal havia mudado bastante. A atual diretoria pretende realizar pesquisas menos espaçadas para manter o Sindicato sempre sintonizado com os anseios dos trabalhadores. E agradece a todos e todas que participaram respondendo ao questionário.

A direção que assumiu a gestão em julho do ano passado considerou a pesquisa imprescindível para “medir” a proximidade entre o Sindicato e os trabalhadores. “Estamos sempre em busca de construir um Sindicato que esteja sempre mais próximo da categoria, por isso, fizemos a pesquisa para saber o que pensam os servidores e quais os principais anseios, para assim compreender as melhores formas de fazer o sindicato avançar”, afirmou Henrique Sales, diretor do Sintrajud e servidor do TRT.

Os resultados foram obtidos por meio de uma amostra representativa do conjunto da categoria sorteada a partir dos 966 questionários recebidos, guardando a proporção dos trabalhadores lotados em cada local de trabalho na capital, Baixada Santista e no interior.

Durante 40 dias, uma equipe de pesquisadores conversou e colheu as respostas dos servidores da capital e da Grande São Paulo, além das cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos (Justiça Federal e Justiça do Trabalho), São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Pela primeira vez na história do Sindicato, a pesquisa também foi disponibilizada no formato online, permitindo assim, a maior participação da categoria. Este é um dos instrumentos que a diretoria pretende lançar mão mais vezes. “Nosso objetivo é fazer uma pesquisa sobre a saúde dos trabalhadores do judiciário federal em geral no ano que vem. E já vamos retomar a pesquisa de saúde e condições de trabalho dos oficiais de justiça”, destacou Henrique.

O relatório da pesquisa e o restante dos resultados serão divulgados aqui no site do Sindicato nos próximos dias.