Série documental aborda suicídio entre jovens


29/06/2018 - Shuellen Peixoto

Segundo dados do Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta maior causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos no Brasil. E, segundo especialistas, a melhor forma de prevenção é enfrentar o preconceito e falar sobre o tema.

Foi o que fez o canal HBO – MAX, que abordará o assunto em um dos episódios da série documental “Outros Tempos Jovens”, que explora temas relevantes para a população jovem de 15 a 29 anos. O episódio “A quem possa interessar” traz entrevistas com pessoas que passaram por esta situação.

Um dos entrevistados foi o oficial de justiça aposentado Ivo Oliveira Farias, um dos fundadores do Sintrajud, pai de Ariele Vidal Farias – que se suicidou, aos 18 anos, no dia 13 de março de 2014.

Para conviver com a dor, Ivo abraçou a causa e luta para conscientizar e chamar a atenção da sociedade para o tema. “Lutar é a forma que encontrei para me fortalecer, já que o luto por suicídio em geral não termina e, muitas vezes, aumenta”, afirmou. Além do oficial de justiça, Patricia Morais Vidal e Raissa Vidal Farias, mãe e irmã da Ariele, também foram entrevistadas.

Para Ivo, a abordagem utilizada pela série foi importante, pois valoriza a ótica de pessoas que tentaram suicídio e dos sobreviventes (pessoas impactadas pelo suicídio de alguém).

A série está sendo transmitida no Canal MAX, da HBO. A próxima exibição do episódio “A quem possa interessar” está programada para acontecer na segunda-feira, 2, às 21h50.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM