Seminário vai debater e organizar próxima Campanha Salarial nos serviços públicos federais

26/04/2023 - Helcio Duarte Filho
Sintrajud participa da construção desta luta; seminário ocorrerá nos dias 28 e 29 de abril (sexta e sábado), com possibilidade de participar por vídeo

Existe um processo de negociação instalado em Brasília reunindo representantes do funcionalismo público e do governo federal, algo eliminado do cenário político brasileiro nas gestões de Bolsonaro e Temer.

No entanto, a instalação das mesas de negociação não são garantia de bons resultados – as políticas a serem adotadas para o setor e os recursos a serem usados para isso são sempre alvos de disputas.

É para preparar e avaliar os passos a serem dados nesta disputa que entidades sindicais da categoria vão realizar o primeiro seminário nacional sobre a próxima campanha salarial.

Será nos dias 28 e 29 de abril de 2023, próxima sexta e sábado. A atividade está sendo organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, do qual a Fenajufe e o Sintrajud fazem parte. O seminário ocorrerá presencialmente, em Brasília, e simultaneamente por videoconferência.

O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de São Paulo convida as servidoras e servidores a participar – as inscrições podem ser feitas diretamente no Fonasefe, por meio de formulário digital, que pode ser acessado por aqui .

Será a primeira atividade ampliada e de fôlego após as entidades sindicais firmarem o termo de acordo com o governo Lula sobre a recomposição, emergencial e parcial, dos salários dos servidores do Poder Executivo – cujo projeto ainda tramita no Congresso Nacional (o reajuste emergencial no Judiciário e Legislativo foram aprovados em dezembro).

Temas do Seminário

Debates sobre a conjuntura, orçamento e as implicações para futuros reajustes e serviços públicos do arcabouço fiscal, que o governo tenta aprovar no Congresso Nacional, serão alguns dos assuntos a serem tratados.

O seminário também vai se debruçar sobre a organização da próxima jornada de luta pela recomposição das perdas salariais acumuladas.

Temas que também serão abordados e vão permear os debates no 9º Congresso do Sintrajud, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de maio, em Atibaia, município a 59 km da capital paulista. No Congresso, a categoria definirá as propostas que devem pautar a atuação do Sindicato nos próximos três anos.