Seminário no próximo dia 8 debate desafios da comunicação sindical 


05/06/2024 - Luciana Araujo
Atividade presencial acontece no auditório do Sindicato, das 10h às 18h; faça sua inscrição e participe.

Para dialogar sobre os melhores caminhos para potencializar a ação coletiva da categoria, o Sintrajud promove neste sábado (8 de junho) o seminário Comunicação Sindical: desafios e perspectivas para a organização da classe trabalhadora.

O evento acontece de 10h às 18h no auditório do Sindicato (Rua Antônio de Godói, 88, 15º andar, no Centro da capital), com possibilidade de participação on-line, e é aberto à categoria. Interessadas e interessados podem se inscrever preenchendo o formulário neste link, para organizarmos a alimentação e os materiais, até esta quinta-feira (6).

Em tempos de expansão da comunicação digital, trabalho remoto – que reduz a convivência e interlocução cotidiana entre colegas e suas entidades representativas –, ajuste fiscal, lutas por direitos e muita fake news circulando, os desafios da comunicação sindical se avolumam.

Link para a sala virtual do seminário (não haverá transmissão ao vivo)

Com a participação de especialistas convidados e da equipe do Sindicato, serão debatidos o projeto de comunicação do Sindicato, estratégias comunicacionais para o próximo período e para fortalecer a mobilização em defesa do PCCS (plano de cargos, carreira e salários) aprovado pela categoria na 23ª Plenária Nacional da Fenajufe.

Confira a programação:

10h às 12h – Conjuntura e Comunicação Sindical: diálogos para a mobilização. Com os jornalistas Claudia Costa, Rafael Mei, Hélcio Duarte Filho e Roberto Aguiar. Mediação: Giselle Pereira.

13h às 15h – Experiências positivas na comunicação popular: A Verdade, Esquerda On-Line, Frente Sindical Classista e Observatório Social do Petróleo, Opinião Socialista  Mediação: Niara Aureliano.

15h20 às 18h – Comunicação do Sintrajud – da construção do projeto de comunicação do Sindicato à atualidade. Com Hélcio Duarte Filho, Luciana Araujo, Niara Aureliano e Giselle Pereira.

Quem são os jornalistas e comunicadores:

Claudia Costa – mestra em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como pesquisadora e colaboradora da Comissão Nacional da Verdade, pesquisadora e parecerista do Fórum dos Trabalhadores por Verdade, Justiça e Reparação junto ao Ministério Público Federal. Coordenadora de Comunicação da CSP-Conlutas.

Daniel Miyazato – jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Atua no Movimento Luta de Classes e na Unidade Popular pelo Socialismo e também integra a redação do Jornal A Verdade em São Paulo.

Giselle Pereira – jornalista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com experiência em comunicação sindical e popular. Atua na direção do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo e integra a equipe de imprensa do Sintrajud.

Hélcio Duarte Filho – jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá com formação extensiva em Jornalismo de Políticas Públicas pela UFRJ. Atua como jornalista desde 1990 no Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Rio de Janeiro, e desde 1997 Sintrajud. Assessorou os sindicatos dos Aeroviários e Aeronautas e assessora a Associação de Docentes da UFF e o Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II.

Leandro Olimpio – jornalista responsável pela comunicação da Frente Sindical Classista da Baixada Santista, se destacou pela cobertura audiovisual dos principais protestos contra as gestões Temer e Bolsonaro. Foi assessor de imprensa do Sindipetro Litoral Paulista. Integrou a coordenação do Observatório Social do Petróleo, entidade criada pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) para denunciar o desmonte da estatal. Roteirista e videomaker na agência de comunicação Cajuína. No cinema, atua principalmente na direção e montagem de documentários. Seu mais recente curta, “Nosso panfleto seria assim”, foi exibido na 27ª Mostra de Tiradentes, um dos principais festivais de cinema do país.

Luciana Araujo – jornalista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com formação extensiva em gênero pela FFLCH-USP. Atuou como assessora parlamentar, consultora em comunicação para a ONU Mulheres Brasil na 62ª CSW e na ação #Brasil50-50.  Assessorou o Sindicato dos Previdenciários de SP, a Federação Nacional dos Radialistas e o Instituto Patrícia Galvão – Midia e Direitos, onde atualmente é consultora. No Sintrajud, atuou de 2000 a 2008, retornando em 2017.

Niara Aureliano – jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e mestra em Relações Étnico-raciais pelo Cefet-RJ. Trabalha há 10 anos com comunicação popular, para sindicatos e mandatos parlamentares. Faz parte da equipe de comunicação do Sintrajud desde 2022.

Rafael Mei – designer formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Trabalhou em grandes empresas como SulAmérica, C6 Bank e Renault com foco em experiência de usuário e comunicação textual e visual. Atualmente é militante da Unidade Popular e do Movimento Luta de Classes onde coordena a categoria de trabalhadores de tecnologia, focando na disputa sindical da área. Constrói dentro dos movimentos o jornal A VERDADE de tiragem nacional.

Roberto Aguiar – jornalista formado pela Universidade Jorge Amado (Unijorge), em Salvador, Bahia. Trabalhou no jornal A TARDE, o maior e mais antigo jornal impresso em circulação na Bahia. Foi jornalista do Sindicato dos Petroleiros de Sergipe e Alagoas (Sindipetro AL/SE) e contribuiu com a comunicação do Sindjufe-BA. Atualmente, integra a equipe de comunicação do portal Opinião Socialista.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM