Confira nosso time de especialistas e participe!

Palestrantes:

Fabiane Previtali
Professora titular no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFU) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFU). Mestre em Sociologia, doutora em Ciências Sociais, pós-doutora em História Social pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pesquisadora FAPEMIG e CNPq.

Graça Druck
Professora titular do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e do Programa de Serviço Social da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades/CRH/UFBa. Bolsista Produtividade do CNPq. Integrante da Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista – REMIR. Autora de Terceirização: desfordizando a fábrica (Boitempo Editorial e Edufba). Co-organizadora do livro A Perda da Razão Social do Trabalho: terceirização e precarização (Boitempo), Trabalho, Precarização e Resistências (Edufba) e Brasil nas Trevas – 2013 a 2020: do golpe neoliberal ao neofascismo (Boitempo).

Lívia Moraes
Docente do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho e Práxis. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Teoria da Reprodução Social.

Luci Praun
Socióloga. Docente da Universidade Federal do Acre. esquisadora do Grupo Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses, na Unicamp

.

Ricardo Antunes
Professor titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Uma das maiores autoridades brasileiras nos estudos sobre relações de trabalho. Autor de mais de 30 livros sobre as relações laborais no Brasil e no mundo, desde a década de 1970. Foi pesquisador visitante na Universidade de Sussex (Inglaterra) e já lecionou nas universidades de Coimbra (Portugal) e Ca’ Foscari (Itália).

Ricardo Festi
Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade de Brasília. Autor do livro Fábrica sem patrão (Lutas Anticapital) e da tese O Mundo do Trabalho e os Dilemas da Modernização: percursos cruzados da sociologia francesa e brasileira (1950-1960). Coordenador do Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e Teoria Social da UnB.

Wagner Miquéias Damasceno
Militante do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe. Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Autor do livro Racismo, Escravidão e Capitalismo no Brasil: uma abordagem marxista (Editora MireVeja).

Inscreva-se gratuitas clicando no link abaixo:

Programação:

Horário: 19h30 às 22h

01/09 MESA 1

Do capitalismo de plataforma ao trabalho público: home office, teletrabalho e uberização
– Ricardo Antunes (Unicamp)

08/09 MESA 2

Funcionalismo público, direitos do trabalho e teletrabalho
– Luci Praun (UFAC)
– Graça Druck (UFBA)

15/09 MESA 3

Experiências do trabalho em plataformas (em diferentes categorias).
– Fabiane Previtali (UFU)
– Ricardo Festi (UnB)

22/09 MESA 4

  Classe, raça, gênero e lutas sociais
– Lívia Moraes (UFES)
– Wagner Miquéias Damasceno (UFSC/UNIRIO)

29/09 MESA 5

Desafios dos sindicatos frente ao avanço da precarização do trabalho público
– Representantes de entidades parceiras