Semana de mobilização no DF pressiona por orçamento que quebre ‘reajuste zero’


30/08/2022 - Helcio Duarte Filho
Termina na quarta-feira (29) o prazo para o governo enviar proposta orçamentária para 2023; Bolsonaro terminará gestão sem conceder qualquer reajuste à categoria 

É uma semana fundamental para a luta do funcionalismo público pelo fim do ilegal congelamento dos salários da categoria, que já dura seis anos. Servidoras e servidores estão em Brasília para pressionar parlamentares e defender um orçamento que preveja recursos para recomposição das remunerações em 2023. 

A Diretoria do Sintrajud participa e está está representada em Brasília, numa semana também marcada pela luta pelo NS para carreira dos técnicos judiciários.

A jornada de mobilização foi organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que reúne as entidades nacionais dos servidores federais. 

Iniciada com recepção aos parlamentares no aeroporto, na tarde desta segunda-feira (29), a semana é particularmente importante porque coincide com o prazo final para o governo federal enviar ao Congresso Nacional a proposta orçamentária para a União em 2022. 

Quarta-feira, 31 de agosto, é a data-limite para isso. Ate a noite desta segunda (29), o governo não havia informado às entidades do funcionalismo o que pretende fazer. 

Na audiência realizada na semana passada, representantes do Ministério da Economia disseram pretender fazer isso somente no dia 31.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM