São Paulo vai à 21ª Olimpíada do Judiciário com maioria de mulheres e 39 atletas


23/08/2024 - Giselle Pereira
Entusiasmado, grupo competirá em quase todas as modalidades e promete novas conquistas nos jogos, que vão de 24 a 30 de agosto, em Manaus.

Após mais uma vitoriosa participação em 2023, servidores e servidoras de São Paulo se preparam para a 21ª edição da Olimpíada Nacional do Judiciário Federal (ONJF), que neste ano ocorrerá em Manaus (AM), entre os dias 24 e 30 de agosto. A atividade reúne participantes de todo país em torno da competição esportiva, sendo também uma oportunidade de integração entre os colegas e fortalecimento das lutas.

Organizados pela Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista (Anastra), em 2022 os jogos passaram a permitir a participação de servidores e servidoras, magistrados e magistradas de todos os ramos do Poder Judiciário da União.

Esta edição tem 787 atletas/servidores inscritos/as, de 22 delegações que irão competir em 21 modalidades. A campeã delegação paulista participará com uma equipe composta de 39 atletas/servidores, sendo 21 mulheres; 12 colegas vão participar pela primeira vez.

Cronograma oficial da 21ª Olimpíada Nacional do Judiciário Federal (ONJF).

À reportagem do Sintrajud, a diretora Camila Oliveira falou sobre a estreia nos jogos: “será a minha primeira participação nas olimpíadas e estou animada”, disse ela, que disputará atletismo e dominó. Para a servidora do TRT-2, o esporte ajuda na disciplina e no espírito de equipe, além de propiciar a alegria de torcer para os colegas nas diversas modalidades. Camila lembra que, em tempos de teletrabalho, a oportunidade de encontro presencial com os colegas é um ótimo momento para reforçar o coletivo, tão importante na luta pela valorização da categoria.

Em meio às diversas manifestações, como a defesa pelo PCCS e do cotidiano de trabalho, a delegação paulista reservou um tempinho para se preparar para os jogos e promete fazer bonito, conquistando troféus e medalhas. As já medalhistas atletas do vôlei de quadra realizaram amistoso no dia 15 de agosto. Parte da delegação, o que inclui as atletas do vôlei de praia e do dominó, também participou de encontros preparatórios para Manaus. No último dia 17 houve uma confraternização da delegação paulista.

Encontro de parte da delegação de São Paulo ocorreu no sábado, 17 de agosto; Locão, o mascote, também esteve presente (ao centro). Foto: divulgação

O servidor Ricardo Godoy (TRT-2) fará as vezes do mascote do grupo, o Locão, que nas disputas das modalidades masculinas será incorporado pelas atletas judiciárias

Veterano nas Olimpíadas, o servidor Henrique Sales Costa (TRT-2), que integra as equipes de futebol society e futsal, aponta que o esporte é benéfico para a saúde física e emocional, além de fortalecer a integração com os colegas. “É um evento que permite encontros e reencontros em escala nacional. Que nos próximos anos o número de participantes aumente, assim como o número de colegas sindicalizados”, enfatizou.

Tabela com o número de participantes das delegações que participarão das Olimpíadas 2024.

Desde 2012 São Paulo tem representação nas Olimpíadas da categoria. O Sintrajud contribui com a organização da delegação, custeando a inscrição dos atletas sindicalizados e apoiando a compra de uniformes. A entidade expressa orgulho das conquistas dos servidores e servidoras e reafirma o compromisso em continuar atuando com a categoria, incentivando as práticas socioculturais, bem como de atenção à saúde, além da luta por valorização da carreira e direitos.

Os atletas/servidores da terra da garoa irão competir no atletismo, basquete 3 x 3, beach tennis, damas, dominó, futebol de mesa, futebol society e salão, futevôlei, natação, pesca, tiro ao alvo, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de areia em dupla e quarteto, vôlei de quadra e xadrez.

* Texto atualizado em 26/08/2024 às 11h48 para correção do nome do servidor que dará vida ao mascote da delegação e modalidades disputadas (que não incluem o handbol).

 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM