Após mais uma vitoriosa participação em 2023, servidores e servidoras de São Paulo se preparam para a 21ª edição da Olimpíada Nacional do Judiciário Federal (ONJF), que neste ano ocorrerá em Manaus (AM), entre os dias 24 e 30 de agosto. A atividade reúne participantes de todo país em torno da competição esportiva, sendo também uma oportunidade de integração entre os colegas e fortalecimento das lutas.
Organizados pela Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista (Anastra), em 2022 os jogos passaram a permitir a participação de servidores e servidoras, magistrados e magistradas de todos os ramos do Poder Judiciário da União.
Esta edição tem 787 atletas/servidores inscritos/as, de 22 delegações que irão competir em 21 modalidades. A campeã delegação paulista participará com uma equipe composta de 39 atletas/servidores, sendo 21 mulheres; 12 colegas vão participar pela primeira vez.
À reportagem do Sintrajud, a diretora Camila Oliveira falou sobre a estreia nos jogos: “será a minha primeira participação nas olimpíadas e estou animada”, disse ela, que disputará atletismo e dominó. Para a servidora do TRT-2, o esporte ajuda na disciplina e no espírito de equipe, além de propiciar a alegria de torcer para os colegas nas diversas modalidades. Camila lembra que, em tempos de teletrabalho, a oportunidade de encontro presencial com os colegas é um ótimo momento para reforçar o coletivo, tão importante na luta pela valorização da categoria.
Em meio às diversas manifestações, como a defesa pelo PCCS e do cotidiano de trabalho, a delegação paulista reservou um tempinho para se preparar para os jogos e promete fazer bonito, conquistando troféus e medalhas. As já medalhistas atletas do vôlei de quadra realizaram amistoso no dia 15 de agosto. Parte da delegação, o que inclui as atletas do vôlei de praia e do dominó, também participou de encontros preparatórios para Manaus. No último dia 17 houve uma confraternização da delegação paulista.
O servidor Ricardo Godoy (TRT-2) fará as vezes do mascote do grupo, o Locão, que nas disputas das modalidades masculinas será incorporado pelas atletas judiciárias
Veterano nas Olimpíadas, o servidor Henrique Sales Costa (TRT-2), que integra as equipes de futebol society e futsal, aponta que o esporte é benéfico para a saúde física e emocional, além de fortalecer a integração com os colegas. “É um evento que permite encontros e reencontros em escala nacional. Que nos próximos anos o número de participantes aumente, assim como o número de colegas sindicalizados”, enfatizou.
Desde 2012 São Paulo tem representação nas Olimpíadas da categoria. O Sintrajud contribui com a organização da delegação, custeando a inscrição dos atletas sindicalizados e apoiando a compra de uniformes. A entidade expressa orgulho das conquistas dos servidores e servidoras e reafirma o compromisso em continuar atuando com a categoria, incentivando as práticas socioculturais, bem como de atenção à saúde, além da luta por valorização da carreira e direitos.
Os atletas/servidores da terra da garoa irão competir no atletismo, basquete 3 x 3, beach tennis, damas, dominó, futebol de mesa, futebol society e salão, futevôlei, natação, pesca, tiro ao alvo, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de areia em dupla e quarteto, vôlei de quadra e xadrez.
* Texto atualizado em 26/08/2024 às 11h48 para correção do nome do servidor que dará vida ao mascote da delegação e modalidades disputadas (que não incluem o handbol).