Reuniões do Núcleo de Aposentados e Pensionistas fortalecem ações do Sintrajud

24/07/2023 - Giselle Pereira
O núcleo do Sindicato é um dos mais antigos do Poder Judiciário da União e foi criado em 1997.

Os próximos encontros ocorrerão nos dias 26 de julho, 2 e 16 de agosto, às quartas-feiras. O objetivo das reuniões, que têm início sempre às 15h, é o fortalecimento do segmento diante das diversas lutas e desafios da categoria.

As atividades regulares debatem sobre temas de interesse do coletivo, como na atualidade a campanha salarial e a luta pela antecipação da última parcela do reajuste salarial conquistado pela categoria, etarismo (termo que se refere ao trato preconceituoso às pessoas idosas), luta em defesa da isonomia no custeio da saúde, arcabouço fiscal e medidas que afetam diretamente o funcionalismo público federal e as consequências da ‘reforma’ da Previdência aprovada pelo governo Bolsonaro em 2019 para a categoria.

A reunião do núcleo também é seguida de aulas de dança ou de ginástica e, quando presencial, de um bate-papo descontraído e do tradicional lanche de fim de tarde. Os encontros do Núcleo de Aposentados e Pensionistas são abertos a todo o segmento, que continua a fortalecer as lutas, contribuindo na organização da base, desenvolvendo ações e participando de atos locais e nacionais. O coletivo também deverá em breve retomar o curso de noções básicas de informática, interrompido pela pandemia.

O Núcleo, um dos mais antigos dos sindicatos do Poder Judiciário da União, foi criado em 1997 e está diretamente ligado às mobilizações de toda a categoria. Além de participar das atividades do Coletivo Nacional dos Aposentados e Aposentadas da Fenajufe (Conap).

Orçamento e eleições do Sintrajud

1º reunião do Núcleo de Aposentados e Pensionistas na Subsede do Sintrajud (Baixada Santista). Foto: Marcela Mattos

Durante as atividades, que se mantiveram com regularidade de reuniões semanais ao longo desses quase 26 anos, mesmo no período da pandemia, no formato on-line, é sempre lembrada a necessidade dos aposentados e pensionistas se somarem para pressionar os parlamentares e a cúpula do Judiciário a garantir no Orçamento [de cada ano corrente] os recursos necessários à recomposição salarial do funcionalismo.

Aposentadas e aposentados dançam ao som do forró raiz na sede do Sintrajud, em São Paulo. Foto: Gero Rodrigues

O primeiro encontro presencial deste ano ocorreu no dia 7 de junho (foto), na recém adquirida subsede do Sindicato na cidade de Santos. Em julho, foi a vez da reunião acontecer na sede do Sintrajud, em São Paulo, no dia 5.  Na oportunidade, o grupo lembrou da importância das eleições do Sindicato, que ocorrerão em 7 e 8 de agosto, das 9 às 19h, de forma híbrida (alguns atos serão presenciais e a coleta de votos será eletrônica).

Congresso

O 9° Congresso, realizado em maio de 2023, aprovou uma resolução voltada para o combate ao etarismo no Judiciário e também no movimento sindical. Foi acordada a manutenção das reuniões nas quartas como estratégia política de valorização e fortalecimento do segmento com o conjunto da categoria.