Reunião para eleger delegados referente ao Encontro Nacional de Carreira acontece nesta quinta, 11

10/05/2023 - Giselle Pereira
Sindicato ressalta a importância de os servidores e servidoras participarem da atividade, que acontecerá de forma online, às 19h30.

Nesta quinta-feira, 11 de maio, servidores e servidoras do Judiciário Federal de São Paulo vão escolher os representantes da categoria que vão participar do Encontro Nacional de Carreira da Fenajufe nos dias 20 e 21 de maio, em Brasília. A reunião para escolher delegados e delegadas será realizada na plataforma Zoom.

Clique aqui para participar.

As contribuições para o encontro já foram discutidas e sistematizadas durante o 9° Congresso do Sintrajud, ocorrido entre os dias 4 e 7 deste mês, em Atibaia (SP).  Os congressistas criticaram, uma vez mais, a Emenda Constitucional (EC) 95, que reforça o não preenchimento de centenas de cargos no Judiciário – sobretudo do TRT-2, que iniciou o ano com cerca 600 cargos vagos. Um déficit histórico aprofundado por medidas de austeridade que limitam os investimentos em serviços públicos.

Parte do grupo também lembrou que com a chegada de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência, a situação agravou-se, com o desmonte dos serviços públicos e a política de zero reajuste para os servidores e as servidoras. Após muita pressão, no final do ano passado foi aprovado um reajuste de 19,25% em três parcelas anuais. Apesar da conquista, o percentual não recompõe as perdas salariais acumuladas ao longo dos últimos anos.

Ainda durante o Congresso, os participantes discutiram a necessidade de aprofundar o debate sobre a reestruturação das carreiras e de construir a mobilização para reverter as medidas que retiram direitos.

Encontro de Carreira

O Encontro Nacional de Carreira da Fenajufe acontece entre os dias 20 e 21 de maio, em Brasília, e reunirá representantes de entidades sindicais da categoria de todo o país. Para a diretoria do Sintrajud, o debate sobre reestruturação da carreira do Judiciário é muito importante para que a categoria defina suas reivindicações sobre o tema e consiga atuar de maneira forte no Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).