Reunião de Coordenação Nacional da CSP-Conlutas começa na sexta, 9

05/06/2017 - helio batista

De 9 a 11 de junho ocorrerá a Coordenação Nacional da CSP-Conlutas, um dos principais fóruns deliberativos da Central. Os destaques dessa coordenação ficarão para o debate sobre a América Latina e o painel de opressões.

Essa Coordenação acontece em um momento de acirramento das lutas, com a classe trabalhadora à frente dessas mobilizações.

A marcha a Brasília no último dia 24 de maio, que levou milhares à Esplanada dos Ministérios, a greve geral de 28 abril, assim como os dias de lutas em 8 e 15 de março mostraram que os trabalhadores estão dispostos a barrar as reformas que o governo Temer e o Congresso Nacional vêm tentando impor.

Os recentes escândalos de corrupção envolvendo o presidente Michel Temer, assim como políticos do alto escalão, como Aécio Neves, só reafirmam a necessidade de fortalecer a consigna da Central pelo “Fora Temer e todos os corruptos do Congresso Nacional” alinhada com o rechaço às reformas trabalhista e previdenciária.

A solidariedade internacional também foi marca dessas lutas. O Solidaires e diversas organizações de outros países (Itália, Estados Unidos, Paraguai, México, etc.), enviaram à Central mensagens de apoio à Greve Geral de 28 de abril.  A CCT (Confederação da Classe Trabalhadora) do Paraguai realizou um ato na porta da embaixadora do Brasil em Assunção.

As lutas na América Latina e o internacionalismo, marca da Central, farão parte da coordenação, na sexta-feira (9).

Será também debatida nesse dia a situação nacional do país e Plano de Lutas da Central.

No sábado (10), outro destaque será o painel sobre opressões, com os reflexos das reformas. Será discutida ainda a organização do 3º Congresso Nacional da CSP-Conlutas.

A Coordenação acontecerá no Hotel Excelsior (Av. Ipiranga, n° 770 – República, centro de São Paulo).

Confira a programação completa:

9/6/2017 (sexta-feira):

Mesa de debate sobre a situação na América Latina

Conjuntura Nacional e Plano de Lutas

10/06/2017 (sábado):

3º Congresso Nacional da CSP-Conlutas

Painel sobre opressões, com os reflexos das reformas nos setores oprimidos

Reunião dos Setoriais

11/06/2017 (domingo):

Apresentação e votação dos relatórios das reuniões setoriais, resoluções e moções.

Plenária Operária e Popular da CSP-Conlutas

Antecedendo a essa coordenação, no dia 8 de junho ocorrerá a plenária Operária e Popular da Central na quadra do Sindicato dos Metroviários