Resultado do 2º Concurso de Fotografias do Sintrajud

20/08/2018 - Luciana Araujo

Foi realizada na noite desta quarta-feira (19 de setembro) a sessão de julgamento do 2º Concurso de Fotografias do Sintrajud. Foram avaliadas 34 fotos enviadas por servidores da categoria sindicalizados e uma familiar de trabalhador do Judiciário que trouxeram suas perspectivas em relação ao tema “Um olhar social sobre a Justiça”. O regulamento do concurso autorizava a participação de dependentes dos associados ao Sindicato.

A comissão julgadora foi composta por três profissionais com experiência no fotojornalismo e que prestam serviços ao Sindicato, cobrindo as lutas e atividades da categoria.

“Foi legal a iniciativa do Sindicato, inclusive no sentido de fazer com que o associado tenha uma participação concreta sem ser só nas assembleias e atividades políticas. Também é importante para aproximar a categoria, principalmente porque o Sintrajud já teve essa tradição de investir na área cultural e por um tempo deixou de promover esse tipo de evento. Penso que o Sindicato deve incentivar mais esse tipo de participação e realizar mais esse tipo de atividade. Do material, havia fotos muito boas, ainda que não seja possível exigir de quem fotografa por hobby o mesmo rigor técnico de quem atua profissionalmente”, afirma Jesus Carlos, fotógrafo desde 1976, profissional de longa trajetória no fotojornalismo sindical, desde as mobilizações contra a ditadura empresarial-militar.

A competição não era promovida pelo Sindicato desde 2009.

Para Marcela Mattos, o concurso foi “muito legal, por estimular os servidores a terem um olhar artístico, diferente, sobre as coisas, e aproximando-as de um tema que está no dia-a-dia deles, que é a Justiça. Foi uma experiência nova e importante para mim participar da comissão julgadora. Estar ‘do outro lado’, avaliando o trabalho de outras pessoas com a experiência de fotografar é importante para nós que trabalhamos profissionalmente com a fotografia. Fiquei feliz com o material que foi apresentado, tinha fotos muito boas. E por isso foi possível contemplar várias pessoas diferentes. As três fotos premiadas foram bem representativas tanto do tema como em relação às técnicas, cada uma com um olhar bem diferente em relação ao tema e à sensibilidade fotográfica. Parabéns a todo mundo que participou”. Marcela atua como fotojornalista há dez anos.

Gero Rodrigues, também fotojornalista, com cinco anos de carreira profissional, destaca que “o material recebido mostrava que uma boa parte da galera entendeu o tema e conseguiu compor os quatro quesitos de avaliação pedidos, todos os conceitos. Uma parte, na minha avaliação, não se remeteu ao tema, mas as 12 fotos escolhidas e mais algumas foram muito bacanas – poderiam ter sido selecionadas pelo seu conteúdo, pena que não cabiam no critério de classificação de 12 imagens por um ou outro quesito nos quais havia material mais adequado”.

Sobre a iniciativa do Sintrajud, Gero avalia que é importante a entidade estimular esse tipo de ação porque “muitos de nós não sabemos as habilidades que temos. E um concurso como este acaba fazendo aflorar um dom que você nem imaginava ter”.

Premiação

Aos três primeiros colocados serão conferidas premiações em dinheiro, nos valores de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) para o primeiro colocado; R$ 1.000,00 (hum mil reais) ao segundo lugar e R$ 500,00 (quinhentos reais) ao terceiro. Do quarto ao 12º lugares, os participantes selecionados receberão certificado de menção honrosa, além da publicação das fotos no calendário do Sintrajud para o ano que vem, quando a entidade completa 25 anos de fundação.

O julgamento foi realizado em sessão transmitida ao vivo pela página do Sindicato no Facebook e pode ser assistido abaixo.

As imagens selecionadas também serão expostas durante a Mostra de Artes que o Sintrajud realiza no dia 20 de outubro, entre as homenagens ao Dia do Servidor Público.

As fotografias foram avaliadas tendo em conta os critérios de impacto visual, técnica, criatividade na abordagem, sensibilidade e adequação ao tema proposto. Cada quesito poderia receber até 10 (dez) pontos dos jurados.

Confira abaixo as doze fotografias selecionadas por ordem de classificação.

1º lugar: “Justiça?”
Luiz Henrique de Paiva Lacerda (Luiz Lacerda)
Servidor da 7ª Vara de Execuções Fiscais
38,9 pontos