Reajuste dos servidores do Judiciário é aprovado na Câmara dos Deputados

21/12/2022 - Shuellen Peixoto
Projeto de Lei 2441/2022 que prevê reposição de 19,25% foi aprovado após acerto entre as cúpulas do Congresso Nacional e STF, sem a participação da categoria, que aumentou prazo de parcelamento da recomposição; projeto segue para apreciação no Senado.

Diretoras Maria Ires e Claudia Sperb acompanham trabalhos em Brasília.

A Câmara dos deputados aprovou o PL 2441/2022, que prevê um reajuste de 19,25% para os servidores do Judiciário Federal. O projeto foi aprovado nesta quarta-feira, 21 de dezembro, por ampla maioria na sessão plenário dos deputados federais.

O projeto foi aprovado após acordo fechado entre Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, presidentes da Câmara dos Deputados Federais e do Senado, e avalizado oficialmente pelo STF, que estendeu a aplicação do reajuste em três e não mais dois anos. Desta forma, conforme o texto aprovado, o reajuste será aplicado em três parcelas, sendo 6% em fevereiro de 2023, 6% em fevereiro de 2024 e 6,13% em fevereiro de 2025, totalizando ao final 19,25%. Também não foi incorporada a sugestão de emenda para evitar que parte dos colegas não tenha reajuste salarial em razão da absorção de quintos pela via administrativa.

Para diretoria do Sindicato, apesar do projeto não repor sequer as perdas salariais acumuladas nos quatro anos de governo Bolsonaro, a sua aprovação foi resultado das mobilizações das servidoras e servidores, com as suas respectivas entidades sindicais.

Ao longo do ano de 2022, o Sintrajud esteve presente nas mobilizações, com dezenas de caravanas a Brasília e atos unificados com os demais servidores públicos federais reivindicando o fim do congelamento salarial, um reajuste emergencial e uma política salarial que aponte para a recomposição de todas as perdas salariais acumuladas.

O Sintrajud, representado pelas diretoras Claudia Sperb e Maria Ires, continuará em Brasília e acompanhará a tramitação do Projeto no Senado.