Ramon Rocha dos Santos: presente!


17/07/2020 - Shuellen Peixoto
Servidor da 1º Vara Trabalhista da JT/Barueri faleceu nesta quarta-feira, 15 de julho; colegas prestaram homenagem.

Comunicamos com pesar o falecimento do servidor da 1ª Vara do Fórum Trabalhista de Barueri Ramon Rocha dos Santos (foto), nesta quarta-feira, 15 de julho. Segundo informações divulgadas pelo TRT, o colega foi vítima de um infarto.

Ramon tinha apenas 32 anos e atuava mais recentemente no balcão. Muito querido pelos colegas e advogados, participou ativamente, no ano passado, das vitoriosa mobilização dos servidores de Barueri pela instalação do sistema de ar condicionado central no prédio do Fórum. Conhecido como “Ramonzito” pelos colegas, o servidor costumava ser o responsável pela organização da confraternização de fim de ano entre os colegas de trabalho.

A direção do Sintrajud se solidariza com a família e amigos de Ramon. A cerimônia de velório aconteceu na tarde desta quinta-feira, 16, com a presença de amigos próximos em Barueri. Durante a cerimônia, os colegas entregaram um texto de homenagem ao pai e ao irmão de Ramon (leia abaixo) e o servidor e o nosso amigo Gleydson Gonçalves, diretor da 5ª VT de Barueri, conduziu uma oração em memória do colega.

Os servidores que conviveram com Ramon de perto reuniram-se num grupo no WhatsApp para relembrar histórias e homenagear o colega. Vários deles enviaram à reportagem do Sintrajud mensagens sobre a perda do amigo, que transcrevemos abaixo apenas com ajustes de texto para facilitar a leitura.

Algumas mensagens dos colegas que trabalharam com Ramon

“Nosso eterno Ramonzito! Cantor desafinado, garoto maromba Power fitness comilão, o amigo mais atrasado, bom filho, bom irmão, bom amigo, e servidor nas horas vagas… motivo de grande parte da nossa alegria em Barueri. Que ele seja bem acolhido onde quer que esteja e se conforte no colo de sua amada mãe! Muita luz!” Analuiza Policarpo foi servidora da 1ª Vara Trabalhista de Barueri, atualmente é oficiala de justiça no TRT-3 (MG)

“Não consigo deixar de lembrar de como ele falava entusiasmado sobre ter filhos, uma família grande e morar no sítio, andar de cavalo. Ramon foi aquela alma boa, genuína, que quer estar sempre bem com todos, ver todos felizes, curtindo a vida. Que sabia ver a beleza das coisas pequenas. O carinho que ele tinha por animais era incrível, e os animais parece que sentiam o mesmo por ele. Lembram da calopsita q ele adotou?” Paulo Roberto Rocha, servidor na 2ª Vara Trabalhista de Barueri.

“Tinha uma coisa muito fascinante em Ramon, que era um anseio de mais. Às vezes já estávamos juntos, naquele ali e agora e ele sempre planejava mais. Era engraçado por que eu dizia pra ele ‘mas já estamos aqui’ e isso não bastava, pois existia nele uma vontade crescente de tornar aqueles bons momentos em outros novos bons momentos. Era assim, mesmo quando a gente se via todos os dias presencialmente ele sugeria um encontro porque a vida não podia parar ali.” Iracema Mazza,  servidora na 2ª Vara Trabalhista de Barueri.

“Em tempos de isolamento social, perdemos nosso grande amigo Ramonzito, que era, em essência, um aglutinador de gente! Guardamos nos nossos corações as lembranças carinhosas do convívio com ele e do seu amor pela vida!” Camila Duarte, servidora na 73ª Vara Trabalhista do Fórum Ruy Barbosa,  trabalhou na 1ª VT de Barueri com Ramon.

“É inacreditável. A ficha demora a cair. Mas a realidade, de uma forma infeliz, nos mostra que existe um recomeço (feliz) em outro lugar. Ramon nos deu a chance de conhecê-lo. Uma pessoa única, que estava sempre presente em nosso dia-a-dia nos pentelhando, nos fazendo rir e passar raiva, sempre nos chamando por algum apelido carinhoso. Ramon foi capaz de nos manter unidos nesses 6 anos de TRT. Era o nosso elo. Era quem não deixava a gente se separar. Já quis esganá-lo, não vou mentir. Mas ele tinha a capacidade de me fazer gostar dele acima de tudo, superando qualquer desavença. De fato, tinha um grande coração. Vai fazer muita falta. Nos deixou um grande legado, um grande ensinamento: o de amar a todos, sem distinção.” Cristine Maia, servidora da 2ª Vara Trabalhista de Santana de Parnaíba.

“Vocês percebem como Ramon tocou a vida de cada um de nós? Ramon viveu intensamente. Isso nos deixa uma lição: que aprendamos com Ramonzito. Que sejamos nós também a tocar a vida das pessoas que encontramos a cada dia, levando momentos felizes; que saibamos levar leveza e alegria por onde caminharmos… que a partida de Ramon nos lembre que a vida é bela e passageira. O que estamos fazendo das nossas vidas? Vamos buscar o que nos faz feliz, vamos em nossa esfera de atuação diária ajudar a tornar o mundo melhor.” Edilaine Gouveia, servidora da 1ª Vara Trabalhista de Itapevi.

“Era um cara muito alegre e brincalhão. Muitos advogados reportavam o atendimento cordial que recebiam no balcão. Vai deixar muita saudade, pelas trapalhadas, pelas piadas, pela forma que, do jeito dele, tentava nos deixar para cima, incluir os novatos, celebrar a vida nos encontros que organizava. Lembrando que o nosso último encontro foi organizado por ele, muito importante pra nos confraternizarmos. Acho que devemos lembrar com carinho desses momentos, estarmos juntos, como ele tantas vezes nos fez estar prestando atenção, sobretudo, no sofrimento do outro.” Thiago Cavalcanti, servidor da 1ª VT de Barueri

Homenagem enviada pelos colegas do Fórum Trabalhista de Barueri à família de Ramon Rocha dos Santos:

“Deixe algum sinal de alegria, onde passes” – Talvez a frase que melhor defina o Ramon – nosso colega, amigo e irmão – seja esta citação que, um dia, ele próprio escolheu para se descrever.

Ramon esteve conosco, em Barueri, por 5 anos e 6 meses, e durante este breve e intenso período, nos divertiu com o relato de suas vivências inusitadas – reais, porém frequentemente aumentadas -, além de nos fazer compartilhar novas histórias improváveis, só possíveis de serem vividas, por cada um de nós, com alguém tão especial – e por vezes, inconsequentemente alegre – como ele. Assim como nos demais lugares pelos quais passou, os seus familiares e entes queridos podem ter a certeza de que aqui ele também deixou corações repletos de felicidade, tendo nos feito por vezes chorar, mas sempre de tanto rir. Mesmo agora, diante de uma notícia tão trágica e repentina com a de sua partida, que tanto já nos fez cair em lágrimas – desta vez de saudade e até de desespero – nosso grupo se reuniu virtualmente para relatar, relembrar (e porque não reviver?) muitos desses jocosos causos que tivemos a honra e o privilégio de não apenas testemunhar, mas sermos partícipes. 

Ramon tinha mesmo um coração enorme, que não cabia dentro de si: recepcionou todos os novatos do Fórum, promoveu todas as nossas confraternizações, organizou eventos, festas, churrascos, bebedeiras e comemorações. Cumprimentava cada um de nós com o mesmo entusiasmo, sem fazer qualquer distinção de raça, sexo ou cargo, em geral com algum apelido carinhoso, e frequentemente pelo nome errado. Entre nós, não há absolutamente ninguém que, ainda que tenha vivido alguma situação de desconforto no trabalho, pelos seus atrasos ou trapalhadas, guarde dele qualquer tipo de mágoa, até mesmo porque, com ele, era simplesmente impossível conseguir brigar ou ficar mal por muito tempo.

Ramon se despede de nós, assim, tendo por aqui cumprido, com louvor, a sua mais importante missão terrena, deixando um imenso sinal da sua genuína e inocente alegria. Será certamente com festa que ele será recebido, onde quer que ele esteja. Perdemos mais que um colega, perdemos o nosso maior elo de união. É nossa missão, agora, continuarmos unidos, e nunca deixar essa festa terminar, pois sabemos, este foi apenas um “até a próxima”.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM