Psicólogo discute confinamento e saúde mental em live na segunda


04/04/2020 - Luciana Araujo

Bruno Chapadeiro atua como perito judicial, é pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP e pós-doutorando na Unifesp.

Esta segunda-feira (6 de abril) marca o início da terceira semana em teletrabalho e regime de isolamento social para os servidores do Judiciário Federal no estado de São Paulo. Os trabalhadores e trabalhadoras têm administrar o exercício da função pública para garantia de direitos sociais e trabalhistas, ou a persecução penal, em meio ao cuidado com os filhos e a casa; o confinamento; o temor provocado pela disseminação da Covid-19; a falta de perspectiva sobre quando a vida voltará a algum estágio de normalidade. Todas essas tensões têm forte impacto sobre a saúde mental, e impõem a busca por medidas de autocuidado e alterações na perspectiva da gestão dos tribunais para assegurar o direito ao trabalho em condições decentes. O psicólogo e perito judicial Bruno Chapadeiro discutirá essas questões na próxima transmissão ao vivo promovida pelo Sintrajud às 17h30 deste dia 6, pelo Facebook e YouTube.

Pós-doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), Bruno atua como perito em psicologia do trabalho na Justiça Trabalhista. Ou seja, além de especialista em saúde mental e trabalho, conhece a realidade do Judiciário Federal no estado.

As lives têm sido utilizadas pelo Sintrajud para manter o contato com a categoria durante a quarentena. Já foram realizados oito episódios, sempre às segundas e quintas-feiras. Além dos debates temáticos, os dirigentes da entidade sempre informam o que vem sendo feito durante esse período para defender os direitos dos trabalhadores do Judiciário.

A partir desta semana, os vídeos passaram a ser transmitidos ao vivo também pelo canal do Sindicato no YouTube.  Reserve sua agenda. Todo o material está disponível no Facebook, no YouTube e aqui no site.

Lives do Sindicato

Segundas-feiras: 17h30

Quintas-feiras: 11h

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM