Protesto bloqueia centro de Santos em visita de Temer

03/04/2018 - helio batista

A rápida passagem do presidente Michel Temer (PMDB) pela cidade de Santos, nesta segunda-feira, 2, foi marcada por um grande protesto que reuniu coletivos feministas, entidades sindicais, organizações políticas e movimentos sociais. O Sintrajud participou do ato por meio de sua subsede na Baixada Santista, integrando a Frente Sindical Classista.

Centenas de pessoas se concentraram no início da noite na Estação da Cidadania, no centro da cidade, e bloquearam a Avenida Francisco Glicério com uma passeata que caminhou até o Mendes Convention, onde Temer assistia à abertura do 62° Congresso Estadual de Municípios.

O evento acontece justamente na cidade que é o epicentro do mais recente escândalo de corrupção do governo Temer, acusado de favorecer empresas do ramo portuário, em meio à impopularidade trazida pelo desmonte do serviço público e pelas reformas que eliminam direitos sociais.

O ponto alto do protesto desta segunda-feira foi a participação de estudantes da Unifesp, em greve pela manutenção das bolsas de auxílio-permanência.

“Vocês [estudantes] são duplamente vítimas da política nefasta daqueles que estão lá dentro; sofrem com o congelamento de gastos na educação e não têm um país com pleno emprego; estarão submetidos à precarização do mercado de trabalho”, discursou a diretora do Sintrajud Lynira Sardinha, servidora da JT Cubatão (foto à esquerda).

Antes do protesto, os manifestantes acenderam velas e fizeram uma homenagem à vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada há quase três semanas em um crime ainda não esclarecido.  Velas também foram acesas em outras cidades do país, em manifestações que pediram justiça, punição para os criminosos e respeito aos direitos humanos.