Pressão sobre o STF tem ato simbólico em Brasília e terá nova mobilização nesta quarta (22)

21/06/2022 - Helcio Duarte Filho
Delegação do Sintrajud participou do ato em frente ao Supremo pela recomposição salarial e fim do congelamento

Servidoras e servidores que integram a delegação do Sintrajud que está em Brasília participaram de ato nacional do Poder Judiciário da União e do Ministério Público Federal, na tarde desta terça-feira (21), em frente ao STF.

Nova mobilização está prevista para esta quarta-feira (22), a partir das 13 horas, quando os servidores pretendem fazer um ‘cerco’ aos ministros e ministras do Supremo para defender a urgência da recomposição salarial.

A manifestação, simbólica, com representantes de diversos estados, é parte da proposta de intensificar a pressão sobre o Supremo Tribunal Federal. A mobilização foi aprovada em reunião da federação (Fenajufe) nacional com representantes dos sindicatos filiados (Ampliadinha).

A categoria quer que o STF cumpra o que determina a Constituição Federal e envie ao Congresso Nacional projeto de revisão salarial.  Congelar salários por tempo indeterminado, como está acontecendo há mais de cinco anos, é ilegal, segundo já decidiu o próprio Plenário do Supremo, quando julgou ação referente à previsão constitucional de revisão anual dos salários.

Uma comissão de servidores foi recebida pelo diretor-geral do STF, Edmundo Veras dos Santos Filho, que disse que o tribunal ainda estuda o que encaminhará ao Congresso Nacional em relação ao orçamento e a possíveis reajustes salariais.

A impressão que ficou em quem participou do ato é de que se por um lado absolutamente nada está assegurado, por outro ainda é possível quebrar o congelamento salarial em 2022 e apontar para uma recomposição mais condizente com as perdas para 2023. Para isso, no entanto, é preciso mais participação e muito mais pressão sobre a cúpula do Poder Judiciário.

Imagens mostram detalhes do ato, do qual a delegação do Sintrajud participou
fotos: Valcir Araujo