Presidente não renuncia e frustra milhões antes dos atos “Fora Temer”

18/05/2017 - helio batista

O presidente da República, Michel Temer (PMDB), disse em pronunciamento na tarde desta quinta-feira (18) que não vai renunciar. A declaração, dada em meio a rumores de que renunciaria, frustrou o país: provavelmente milhões de brasileiros esperavam ou torciam pela renúncia.

Passeatas e atos convocados pelas centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais e estudantis, programadas para o final da tarde e início da noite desta quinta, devem ocupar as ruas das maiores cidades do país. Os protestos exigem o fim do governo e das reformas que retiram direitos previdenciários e trabalhistas.

Com o semblante abatido, Temer disse que exigirá “investigação plena e rápida” no Supremo Tribunal Federal e que não teve acesso às denúncias contra ele. O pronunciamento ocorre menos de 24 horas após serem reveladas denúncias bombásticas contra o governo.

Reportagem do jornal O Globo diz que Temer teria pedido que a empresa JBS continuasse a dar uma mesada milionária ao ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, preso na Operação Lava-Jato, para comprar o seu silêncio.

A conversa estaria gravada, embora o áudio ou vídeo ainda não sejam públicos. O seu conteúdo constaria em delação premiada do dono da gigante do ramo das carnes ainda não homologada pelo Supremo. O escândalo ganhou repercussão nacional em poucos minutos e suscitou protestos em várias capitais ainda na noite de quarta-feira (17).