Plenária virtual neste sábado (5) prepara luta contra ‘reforma’ administrativa e privatizações


03/12/2020 - Helcio Duarte Filho
Atividade começa às 14h e participação é aberta; mobilizações de 10 de dezembro terão ato em SP na Praça Ramos, atividades no DF e demais estados.

Passadas as eleições municipais, a chamada ‘reforma’ administrativa volta a ameaçar mais de 11 milhões de servidores e servidoras federais, estaduais e municipais do país e o conjunto da população que necessita dos serviços públicos – é o que alertam os sindicatos. Para combater e denunciar os impactos da proposta enviada pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional e das medidas que privatizam estatais e o setor público, está sendo construído um dia nacional de luta e mobilizações para 10 de dezembro de 2020.

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais lidera a organização desse dia de atividades em defesa dos serviços públicos e contrárias à ‘reforma’ administrativa. A jornada nacional terá atividades nos estados e um ato centralizado em Brasília, uma carreata seguida de ato performático na Praça dos Três Poderes. Alguns dias antes, ocorrerá uma reunião virtual aberta à participação de todos os interessados.

A 3ª Plenária Nacional dos Servidores Públicos e Trabalhadores das Estatais acontecerá neste sábado, dia 5, a partir das 14 horas, por meio de videoconferência. Para participar, basta se inscrever por meio de formulário digital (Acesse aqui ).  A inscrição será confirmada por email, cuja mensagem trará informações para acesso à plenária. O Sintrajud e a federação nacional (Fenajufe) participam da organização dessas atividades.

O objetivo da plenária é mais do que se constituir num espaço para organização das atividades. Será também um evento que busca dar mais visibilidade à iniciativa, debater a continuidade do movimento e ampliar a articulação nacional que está construindo a luta contra a ‘reforma’ administrativa e as privatizações de estatais e serviços públicos.

A ‘reforma’ está centralmente contida na Proposta de Emenda Constitucional 32/2020. Mas também está presente em outras proposições que se encontram no Congresso, como a PEC Emergencial. Caso aprovada, esta proposta pode levar à redução de um quarto dos serviços públicos prestados no país e ao corte proporcional dos salários do funcionalismo.

Na capital paulista, a manifestação do dia 10 será na Praça Ramos, a partir das 10 horas da manhã, informa o servidor Henrique Salles, diretor do Sintrajud. Ele destaca a importância de participação da categoria – por meios presenciais ou virtuais – nesta jornada de mobilizações contra projetos que podem levar ao desmonte dos serviços públicos.

O Fonasefe aprovou um calendário de atividades para a primeira quinzena de dezembro: 

5/12 – Plenária virtual com as entidades nacionais e convidadas para reforçar  o Dia Nacional de Lutas.

8/12 – Reunião presencial em Brasília com as entidades da comissão organizativa da audiência pública

9/12 – Audiência pública  com segmentos e parlamentares contrários a aprovação da PEC 32/2020

10/12 – Ato performático em Brasília e  atividades nos estados

15/12 – Reunião Ampliada do Fonasefe com entidades estaduais, municipais e estatais para avaliação do Ato e encaminhamento de novas atividades de luta contra a Reforma Administrativa.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM