Plenária virtual busca fortalecer luta salarial nacional conjunta dos servidores

22/02/2022 - Helcio Duarte Filho
Sintrajud participará da atividade por videoconferência a ser realizada pelo Fonasefe e Fonacate nesta quarta-feira (23)

Entidades sindicais de servidoras e servidores públicos fazem uma nova Plenária Nacional, nesta quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022, a partir das 18 horas, por videoconferência, tendo como objetivo central debater o fortalecimento da campanha salarial conjunta.

Estará em pauta a construção de uma paralisação de 24 horas, indicada para 16 de março, e de possível greve em março, caso o governo não aceite abrir negociações efetivas em torno da reposição das perdas salariais acumuladas ao longo dos três primeiros anos do governo Bolsonaro.

A plenária é organizada pelo Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais), em parceria com o Fonacate (Fórum Nacional das Carreiras de Estado). O Sintrajud participa da construção desta luta, assim como a federação nacional (Fenajufe) e outras entidades sindicais do Poder Judiciário Federal e do MPU, e estará representado na atividade. A plenária será retransmitida ao vivo pelo Sintrajud em sua página no Facebook.

Calendário

O Calendário Nacional de Mobilização proposto pelo Fonasefe foi redefinido na mais recente reunião deste fórum. A data do indicativo de construção da greve por tempo indeterminado foi adiada de 9 para 23 de março. Além disso, foi proposto um novo dia de atos e paralisações da campanha salarial para 16 de março, com manifestação em Brasília. Antes, dia 9 de março, haverá o lançamento do Comando Nacional de Construção da Greve, numa atividade virtual.

Também se propôs a participação do movimento do funcionalismo pela recomposição salarial e em defesa dos serviços públicos na preparação das manifestações de 8 de março – Dia Internacional das Mulheres.

O novo cronograma da mobilização, que será submetido às assembleias de base, agora é o seguinte:

23/02 Plenária Nacional das  Servidoras e Servidores Públicos Federais (virtual), a partir das 18 horas – participação via entidades.

8/3/22 – Dia Internacional das Mulheres – participação da campanha na construção das manifestações.

9/3/2022 – Lançamento do Comando Nacional de construção da Greve (atividade virtual);

16/3/22 –  Dia Nacional de Mobilização, com paralisações e manifestações em todo Brasil e ato em Brasília;

23/3/22 – Indicativo de Greve por tempo indeterminado, caso o governo insista em não negociar, a ser submetido às assembleias.