O primeiro dia da 24ª Plenária Nacional da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e MPU (Fenajufe) teve homenagem in memorian ao servidor Paulo Rios, solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul e defesas da unidade da categoria para ‘colocar as pautas dos servidores e servidoras do PJU e MPU nos orçamentos dos tribunais”. Contrapontos diretos a criticados privilégios das administrações à magistratura, em detrimento dos servidores, que precederam a mesa temática da noite, que debateu a ‘Conjuntura’.
Participaram deste painel, como palestrantes, a professora Graça Druck, do Programa de Serviço Social da Universidade Federal da Bahia, a economista Lúcia Garcia, professora da Escola Dieese, e Vladimir Nepomuceno, servidor aposentado e diretor da Insight Assessoria Parlamentar.
Assista aqui o debate sobre Conjuntura:
A Plenária Nacional tem entre seus desafios construir uma luta que una a categoria para exigir a aprovação do projeto de reestruturação da carreira, dos cargos e salários. Este aspecto foi muito destacado nas falas que abriram a plenária.
“Temos uma proposta de reestruturação de carreira que precisa enfrentar uma política hoje para o funcionalismo que é de congelamento salarial, uma lógica de privilégios para magistratura e um plano de reestruturação de carreira que não cabe no arcabouço fiscal”, disse Fabiano dos Santos, da coordenação da Fenajufe e da base sindical do Sintrajud.
“Vamos construir uma luta que englobe toda a categoria em torno de um projeto que vai definir os rumos de nossas carreiras”, defendeu Luciana Carneiro, também da coordenação da federação e da base sindical do Sindicato. A servidora mencionou a necessidade de uma forte mobilização e mesmo da construção de uma greve, caso as negociações sigam sem avanços. Ambos participaram das mesas do primeiro dia da Plenária.
Homenagem in memorian ao servidor Paulo Rios, que foi dirigente da federação e do sindicato da categoria no Maranhão (Sintrajufe-MA), ocupou espaço destacado na abertura do evento e emocionou a plenária. Marcou a militância sindical de Paulo Rios a perseguição que sofreu por participar da campanha do sindicato que presidia pelo fim do nepotismo e de gestões arbitrárias no Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão.
Demitido em 1995, a luta por sua reintegração durou onze anos e se constituiu numa vitória histórica do movimento sindical contra o nepotismo. Paulo Rios faleceu em março passado, vítima de uma doença degenerativa.
Assista aqui a homenagem in memorian a Paulo Rios:
Solidariedade
Também houve reiteradas menções de solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul e à própria delegação gaúcha da categoria, que sofre com as chuvas e a crise climática que atingiu o estado. Com exceção de uma servidora, a delegação está participando do evento por meio de videoconferência por não ter conseguido se deslocar até Natal.
A abertura do evento ocorreu ao final da tarde e início da noite da quinta-feira (23), com apresentação cultural do bloco performático Full_Chico, seguida de falas de representantes da federação, do sindicato anfitrião (Sintrajurn/RN) e de convidados. Entre estes, Pablo Trindad, da Asociación de Funcionarios Judiciales del Uruguay (AFJU), e Jorge Eduardo Sotelo, da Federacion Judicial Argentina (FJA).
A delegação do Sintrajud participa da Plenária nacional da categoria, que ocorre de 23 a 26 de maio de 2024 em Natal, em um hotel que hospeda todos os participantes da atividade na capital do Rio Grande do Norte. Integram a delegação 11 delegadas e delegados e seis observadoras e observadores, eleitos na assembleia geral da categoria.
A programação desta sexta-feira (24) começou com a aprovação do regimento interno, que norteará os trabalhos da Plenária, seguida de informes da coordenação-geral da Fenajufe. A segunda mesa temática da Plenária abordou a “Efetividade das políticas de enfrentamento às opressões no PJU e MPU (mulher, LGBTQIA+, pretos e pretas e PCD)”. Após o almoço, acontece, na tarde desta sexta (24), a mesa que aborda a luta pelo Plano de Cargos, Carreira e Salários e a disputa orçamentária, com Jean Peres (Economista), Edvaldo Dias (Matemático e cientista político), Cid Cordeiro (Economista), Roberto Policarpo (coordenador da Fenajufe licenciado) e Thiago Queiroz (assessor parlamentar da Fenajufe).
Assista ao painel sobre a disputa orçamentária na Plenária da Fenajufe:
Delegação Sintrajud
A delegação que participa da Plenária em Natal foi eleita em assembleia, numa votação com proporcionalidade, e é assim composta: Chapa Unidade e Luta pelo PCCS tem seis delegados e delegadas: Anna Karenina (JF), Tarcisio Ferreira (TRT-2), Cleber Borges (TRF-3), Camila Oliveira (TRT-2), Ester Nogueira (JF) e Raquel Morel (TRE-SP); e Isabella Leal e Henrique Sales Costa, ambos do TRT-2, como observadores. O delegado indicado pela diretoria do Sindicato é o diretor do Sintrajud Maurício Rezzani, do TRE-SP.
A chapa A Hora é Agora tem quatro delegadas(os) e três observadoras, que são: Luciana Maria de Souza (JF), Eveline Davi (TRE-SP), Reginaldo Ferreira de Brito (TRT-2) e Rosely Nascimento (JF); e Vanessa Cardoso Falcão (TRE), Adriana Graciano (TRT-2) e Izilda Ferreira (JF), respectivamente. A chapa Democracia e Luta participa com Marli Perim como delegada e Maria Helena Garcia Leal, observadora.
Programação desta sexta-feira (24)
8h30 – Reabertura do credenciamento
9h – Regimento Interno
9h30 – Informes da Coordenação-Geral
10h – Análise da efetividade das políticas de enfrentamento às opressões no PJU e MPU (mulher, LGBTQIA+, pretos e pretas e PCD)
✓ Filipe Gioielli Mafalda – Servidor do TRT2 – São Paulo;
✓ Ricardo de Azevedo Soares – Analista judiciário na Justiça Federal do Rio e dirigente do Sisejufe/RJ;
✓ Luciana Carneiro – Coordenadora do Coletivo de Mulheres Mara Helena dos Reis do Sintrajud/SP, coordenadora da Fenajufe e servidora do TRF 3.
✓ Magali Dantas – Técnica judiciária na Justiça Federal do RS, onde integra o Grupo de Trabalho para Ações em Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça de Diversidades.
12h – Almoço
14h – Trabalhadoras e trabalhadores do PJU e MPU como o centro da democratização do Poder Judiciário: estratégias na disputa pelo orçamento para aprovação do projeto de reestruturação da carreira protocolado no STF e PGR.
– Plano de lutas
✓ Jean Peres – Economista.
✓ Edvaldo Dias – Matemático pelo Uniceub e cientista político pela UnB.
✓ Cid Cordeiro – Economista.
✓ Roberto Policarpo – Coordenador da Fenajufe licenciado.
✓ Thiago Queiroz – Assessor Parlamentar da Fenajufe.
15h50 – Lanche
16h15 – Debate (20 intervenções com paridade de gênero)
17h30 – Considerações finais dos palestrantes 18h30 – Encerramento
20h – Confraternização com a banda Rojão (tradicional forró pé-de-serra, misturando o baião e o xote)
25/05/2024
8h30 – Início do credenciamento
9h – Inteligência Artificial (IA): o impacto nas novas relações de trabalho e na carreira e – Saúde das trabalhadoras e trabalhadores do PJU e MPU e o impacto da virtualização na qualidade de vida no trabalho – direito à desconexão / saúde mental /assédios
11h – Debate (10 intervenções com paridade de gênero)
11h30 – Considerações finais dos/as palestrantes
12h – Encerramento total do credenciamento e intervalo para o almoço
14h30 – Comunicado do total de participantes da plenária com destruição da sobra de crachás e Plenária Final (1. Conjuntura; 2. Análise da efetividade das políticas de enfrentamento às opressões no PJU e MPU; 3. Trabalhadoras e trabalhadores do PJU e MPU como o centro da democratização do Poder Judiciário: estratégias na disputa pelo orçamento para aprovação do projeto de restruturação da carreira protocolado no STF e PGR; 4. Inteligência Artificial (IA):o impacto nas novas relações de trabalho e na carreira; 5. Saúde das trabalhadoras e trabalhadores do PJU e MPU e o impacto da virtualização na qualidade de vida no trabalho – direito à desconexão / saúde mental / assédios; 6. Plano de lutas; 7. moções)
16h – Lanche
16h30 – Plenária final (continuação)
19h30min – jantar e encerramentos dos trabalhos do dia
26/05/2024
9h – Questões Administrativas (Prestação de contas período de outubro de 2023 a abril de 2024)
12h – Encerramento da XXIV Plenária Nacional da Fenajufe
*Foto: Nanda Soares/Para o Sintrajud