Plenária nacional do Judiciário Federal e MPU aprovou apoio à luta contra privatizações em SP

28/11/2023 - Helcio Duarte Filho
Moção aprovada na 23ª Plenária da Fenajufe, da qual o Sintrajud participou, defende a reintegração dos metroviários e metroviárias demitidos após lutarem contra as privatizações.

A 23ª Plenária da Fenajufe, que reuniu representantes dos trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário Federal e do MPU de todas as regiões do país em Belém do Pará entre os dias 23 e 26 de novembro, aprovou por unanimidade moção de apoio à luta dos metroviários e metroviárias de São Paulo contra as privatizações e pela reintegração dos dirigentes sindicais e cipeiros demitidos pela empresa estatal paulista.

Os metroviários fazem mais um dia de protestos e paralisações contra as privatizações, junto com os trabalhadores dos trens urbanos (CPTM), água e saneamento (Sabesp), professores estaduais e municipais da capital e trabalhadores do sistema de atenção adolescentes em conflito com a lei, nesta terça-feira (28). O Sintrajud apoia, participa desta luta e convida a categoria a fortalecê-la, comparecendo às manifestações e expressando esse apoio nas redes sociais.

O posicionamento da 23ª Plenária está alinhado às resoluções aprovadas neste fórum nacional da categoria, no qual o Sintrajud foi representado por uma delegação eleita em assembleia.

A 23ª Plenária reafirmou a luta contra as privatizações e terceirizações nos serviços públicos e defendeu a valorização e mais recursos e investimentos para o setor público – cuja atuação deve estar voltada para atender às necessidades da população e não as do mercado capitalista.

A moção aprovada faz duras críticas ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. “A direção do Metrô e governo do Estado atuaram para retaliar as mobilizações e resistência de trabalhadores e do sindicato ao processo de privatizações e terceirizações em curso na empresa estatal. Em especial daqueles que estiveram à frente do plebiscito e da grande greve unificada com CPTM e Sabesp no dia 3 de outubro de 2023”, diz trecho do documento, apresentado por integrantes da delegação do Sintrajud e do Coletivo LutaFenajufe.

Abaixo, a íntegra da moção aprovada por unanimidade:

Moção de repúdio às demissões de metroviários de SP e às privatizações

Pela reintegração dos diretores e cipeiros do Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo

A Plenária Nacional Ordinária da Fenajufe aprova a presente Moção de repúdio contra as demissões realizadas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.

A direção do Metrô e governo do Estado atuaram para retaliar as mobilizações e resistência de trabalhadores e do sindicato ao processo de privatizações e terceirizações em curso na empresa estatal. Em especial daqueles que estiveram à frente do plebiscito e da grande greve unificada com CPTM e Sabesp no dia 3 de outubro de 2023.

Apesar da desastrosa privatização do sistema elétrico no Estado, em que a remessa de lucros para fora do país e o desmonte das equipes de manutenção preventiva deixa cidades inteiras sem energia, inclusive serviços essenciais, o governo neoliberal e fascista de Tarcísio de Freitas persiste na entrega ao controle privado das empresas de transporte e saneamento básico no Estado de São Paulo.

No dia 24 de outubro, o Metrô demitiu 8 pessoas por justa causa, em sua maioria dirigentes sindicais e cipistas, que são parte da linha de frente na luta contra a privatização. Entre eles, o vice-presidente do Sindicato e mais três diretores, três cipistas. Também aplicou a suspensão de 29 dias a mais um cipista.

Foram demitidos
Narciso (vice-presidente do Sindicato)
Alex Fernandes (diretor de imprensa do Sindicato)
Altino (diretor do Sindicato e ex-presidente)
Rodrigo (Tufão) – (diretor do Sindicato)
Priscila Guedes (cipista da L2)
Gabriela Ferreira Pomin (cipista da L2)
Sergio Machado (cipista da L2)
Benedito Leite de Lima (OT L2)
E foi suspenso Fernando Salles (cipista L15).

Repudiamos os ataques e demissões no Metrô de São Paulo, bem como os processos de privatização de serviços públicos

XXIII Plenária da Fenajufe – Belém do Pará, de 23 a 26 de novembro de 2023