Perdemos ‘Machado’ para um aneurisma: Elpídio, presente!


30/09/2021 - Luciana Araujo
Servidor aposentado do TRT-2 foi sindicalizado desde os tempos da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho e tinha orgulho de ser parte da história de lutas da categoria; diretoria e funcionários do Sintrajud manifestam condolências à família e amigos.

Na tarde desta quarta-feira, 29 de setembro, a categoria judiciária perdeu um lutador que até o fim da vida esteve engajado na vida sindical. Aos 71 anos, Elpídio Machado da Silva (foto) estava alegre, diretamente do Maranhão, na última assembleia estadual realizada pelo Sintrajud no sábado passado, em sua já conhecida rede. Surpreendendo a família, por volta das 15 horas teve um mal súbito e, às 15h50, o SAMU declarou o óbito. Machado, como era conhecido entre os colegas, foi vítima de um aneurisma.

O servidor deixa a viúva, Maria da Conceição Lopes, e duas filhas, Jéssica Lopes da Silva e Pamela Lopes da Silva.

Em conversa com a reportagem na tarde desta quinta, Jéssica, emocionada, chorou ao saber que o pai seria homenageado pelo Sindicato. “Agora ele vai ser reconhecido, que bom! Ele era da época que o Sintrajud ainda era Associação, participou de muitas greves, muitos arrastões. A gente tem muitas coisas, as carteirinhas dele, fotos, aqui em casa. Isso significa muito pra ele”, disse.

Ingressante na Justiça do Trabalho em 1985, no ano de 1992 filiou-se à então Associação dos Funcionários da Justiça do Trabalho da 2ª Região, que deu origem ao Sintrajus (o sindicato dos trabalhadores do TRT-2) e, com a unificação às entidades de servidores do TRE e das justiças Federal e Militar, é parte da árvore genealógica do Sintrajud.

Técnico Judiciário, Machado prestou serviços no setor do Almoxarifado, no Cadastro de Bens, portarias dos fóruns dos bairros do Limão e do Jaguaré, na Encadernação e, por fim, na Gráfica do Tribunal. Desde o final de 2017 estava aposentado e atualmente vivia na cidade de São Luiz do Maranhão, onde faleceu.

“É uma grande tristeza receber essa notícia. Um parceiro nosso, sempre muito afável, atencioso, gentil, sindicalizado desde sempre, desde os primórdios participando das atividades do Sindicato, nos momentos do dia a dia no fórum, nas greves, sempre conversando com a gente, e orgulhoso de fazer parte da história. Sempre que encontrava, dava umas boas conversas. Participou das últimas assembleias, inclusive da última, no sábado. Um parceiro nas lutas e um defensor da ação sindical e da organização da categoria”, lembra o dirigente do Sindicato e colega de Tribunal Tarcisio Ferreira.

“Um ótimo colega, muito prestativo, e pronto para auxiliar qualquer pessoa, independentemente se fosse do trabalho ou não. Contava muitos causos sobre tudo, fazendo o dia dos colegas mais animado. Descanse em paz, Machado amigão. Que Deus conforte o coração dos familiares nesse momento”, declarou a colega Cida Santos, em mensagem publicada na intranet do TRT-2.

Neste momento de dor, a diretoria e os funcionários do Sindicato prestam uma primeira e merecida homenagem, mas a história de participação nas lutas da categoria do Machado será registrada também no Projeto Memória do Sintrajud — uma contribuição aos 25 anos de lutas da entidade, que vai registrar as conquistas que as lutas dos trabalhadores do Judiciário trouxeram e destacar a participação dos milhares de colegas que foram fundamentais para essa história, na direção, nas diretorias de base e no dia-a-dia, nas mobilizações e greves.

Elpídio, PRESENTE!

Machado acompanhando a última assembleia da categoria, no dia 25 deste mês (reprodução do Zoom).

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM