Pé na Estrada: Resolução do 9º Congresso decide ampliar política de visitas ao interior

09/05/2023 - Niara
Atual diretoria do Sintrajud colocou o ‘Pé na Estrada’ com visitas periódicas ao interior; projeto se tornará permanente no Sindicato.

O 9º Congresso do Sintrajud decidiu ampliar o projeto ‘Pé na Estrada’, em votação durante sua plenária final, no último domingo, 7 de maio. A iniciativa, que é parte do programa da atual gestão, será agora política permanente do Sindicato e deverá aumentar as visitações da entidade aos locais de trabalho no interior.

Considerando o sucesso do projeto, que tem o objetivo de tornar mais próxima a relação das servidoras e servidores com o Sindicato e mobilizar na luta pelos direitos da categoria, os congressistas aprovaram a Resolução de forma unânime em seu congresso.

Anna Karenina defendeu a proposta diante do plenário. Foto: Joca Duarte

A diretora do Sintrajud, Anna Karenina, rememora a construção do projeto. Ela conta que o Pé na Estrada nasceu da necessidade de o Sindicato estar mais presente junto a sua base, reafirmando que um sindicato forte se faz ouvindo, debatendo e dialogando com sua categoria.

“A principal finalidade do Pé na Estrada é sentir o dia a dia de cada colega de trabalho, disponibilizar um dia inteiro para aquela localidade, o contato com a diretoria e funcionários do sindicato, uma atuação itinerante. Após visitarmos aproximadamente 38 subseções, além de cartórios eleitorais e varas trabalhistas, constatamos a necessidade de espaços de articulação dos colegas, porém com a construção de um ativismo sindical prévio”, falou.

Anna também ressalta a grande disposição que os colegas do interior demonstram na luta em defesa dos direitos da categoria. “Nas visitas que fizemos identificamos potenciais ativistas que têm se aproximado do sindicato em diversas atividades. É inegável a maior participação do interior nas assembleias, nas caravanas, nas atividades convocadas pela Federação e também, agora, no congresso do Sintrajud”, avaliou a diretora, apontando também que a atuação do Sindicato no interior tem sido fundamental para cobrar administrações em defesa das demandas das servidoras e servidores de cada local.

“São nessas visitas que ficamos sabendo o que acontece em cada subseção e levamos as demandas para a administração, cobrando soluções para problemas reais. O estado de São Paulo é muito grande, rico em diversidade. Por este motivo é extremamente relevante visitar cada espaço de trabalho para conhecer as estruturas, condições de trabalho e em especial discutir a questão do assédio moral”, disse.

Além das pautas gerais e específicas, Anna destaca a importância das visitas do Sindicato também para combater práticas de assédio moral, sexual e institucional, que constrangem servidoras e servidores ao silêncio. Assim, a presença do Sintrajud no interior auxilia em muito para que as vítimas possam dar prosseguimento com o encaminhamento de denúncias. O enfrentamento ao assédio moral, sexual e institucional também é política permanente da atual diretoria do Sintrajud. “Muitos servidores se sentem constrangidos em denunciar o assédio moral, mas estando in loco é possível identificar situações assediadoras até mesmo pela forma como o sindicato é recebido”, explicou.

A diretora tem a expectativa de que o projeto, ao se tornar política permanente do Sindicato, conte com ainda mais estrutura para funcionar adequadamente, ampliando a constância das visitas ao interior. “Já está em fase de construção. Formar a consciência de classe, construir ativismo, e fomentar a participação de todos independentemente da distância geográfica é um dever do sindicato, agora aprovado em congresso sindical por unanimidade dos presentes”, concluiu.

Em 2022, o Sintrajud passou nos locais de trabalho em Araraquara, Barretos, Bauru, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Cunha, Franca, Guaratinguetá, Guarujá, Pirapozinho, Praia Grande, Presidente Bernardes, Regente Feijó, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Vicente, Taubaté e Teodoro Sampaio. Até maio de 2023, a diretoria visitou Araçatuba, Santo André, Campinas, Andradina, Assis, Avaré, Ourinhos, Jales, Lins, Marília , Sorocaba, Registro, Itapeva e Piracicaba.

As atividades nos locais de trabalho são oportunidades para a categoria se aproximar do Sindicato, falar sobre os problemas relativos às condições de trabalho e apontar as principais demandas gerais e específicas a serem pautadas junto às administrações. Para solicitar que a diretoria visite seu local de trabalho, entre em contato com o Sindicato através do e-mail [email protected].