‘Pé na Estrada’ reforçou ação do Sindicato na Baixada Santista


22/08/2018 - Luciana Araujo
Clique nas imagens para aumentá-las.

Nos dias 14 a 16 deste mês os dois dirigentes do Sindicato que já atuam na região da Baixada Santista, Lynira Rodrigues Sardinha e Antonio Carlos Lauriano da Silva, e os diretores Claudia Vilapiano e Fabiano dos Santos, que estão em cumprimento de mandato classista com dispensa do expediente no local de trabalho, visitaram os fóruns da Justiça Federal em Santos e São Vicente e também o da Justiça do Trabalho em Santos.

O coordenador do deptº Jurídico do Sindicato, advogado César Lignelli, acompanhou parte das visitas, que serviram também como momento de apresentação da nova composição da equipe de dirigentes liberada para o mandato classista conforme rodízio previsto no estatuto da entidade. Além de aproximar ainda mais o Sintrajud dos trabalhadores do Judiciário em uma das regiões do Estado que historicamente tem grande peso na construção das atividades e mobilizações da categoria. O coordenador da Fenajufe e servidor da Justiça Federal em Santos, Adilson Rodrigues, e a ex-diretora do Sintrajud Marinilda Dias, servidora do TRT em Santos, participaram de parte dos diálogos com os trabalhadores.

“Percorrer os locais de trabalho com os colegas Lynira e Lauriano – que desenvolvem cotidianamente a ação do Sindicato na Baixada – foi importante também para sermos apresentados formalmente aos trabalhadores e trabalhadoras”, destacou Fabiano do Santos, servidor do TRT lotado na Unidade Administrativa da Barra Funda que desde julho deste ano está na equipe de liberados juntamente com Claudia Vilapiano, Henrique Sales e Gilberto Terra.

“Foi de muito proveito, porque é sempre bom ter um ‘santo de fora’. Embora a gente passe com frequência nos locais de trabalho de toda a região, os trabalhadores sempre demandam informações mais detalhadas sobre as questões que tramitam em Brasília, ações judiciais. Agora na Justiça Federal há toda uma preocupação em relação às mudanças no plano de saúde. Outro aspecto positivo é que foi possível para os colegas diretores que vieram passar mais tempo nos locais visitados, podendo conversar mais longamente com os servidores. É sempre boa essa troca de informações com quem está cumprindo a liberação para exercício do mandato sindical e participa mais diretamente de todas as reuniões com as administrações e atividades fora do Estado – o que quem está como dirigente sindical no local de trabalho nem sempre consegue conciliar com a jornada”, avalia Lynira Rodrigues Sardinha, servidora do TRT-2 em Cubatão.

“Foi muito importante. Os servidores queriam mesmo informações mais detalhadas e atuais sobre diversos temas. E, nesse sentido, a presença do dr. César foi ótima, porque esclareceu todas as dúvidas. Também discutimos a questão da data-base, as reformas, a Emenda Constitucional 95. Trazer os colegas que estão liberados para o mandato sindical era um dos nossos compromissos, para ter mais tempo nas conversas com os colegas, o que quem não está liberado não tem”, reforçou.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM