Ouvindo demanda de sindicatos, Fenajufe convoca Reunião Ampliada

16/04/2021 - Helcio Duarte Filho
Entidades ressaltam importância da organização de todo PJU e MPU para defender a vida e combater a 'reforma' administrativa.

A Fenajufe vai convocar uma reunião ampliada nacional com representantes definidos em assembleias dos sindicatos dos servidores do Judiciário Federal e MPU de cada estado. A atividade deve ocorrer no dia 15 de maio de 2021.

Sindicatos da categoria, entre eles o Sintrajud, solicitaram à federação nacional (Fenajufe) a convocação de uma reunião ampliada urgente para organizar uma “firme atuação na defesa da vida, da democracia e do serviço público”. Após uma consulta em relação a isso no âmbito da direção da federação, a data indicada para a reunião é 15 de maio.

O texto enviado pelo Sintrajud ressalta a necessidade de instalação de um comando nacional de mobilização e da construção das condições para uma greve nacional da categoria contra a ‘reforma’ administrativa e em defesa da vida e dos serviços públicos. Outros sindicatos – como os de Minas Gerais (Sitraemg), Bahia (Sintrajufe-BA) e Piauí (Sintrajufe-PI) também enviaram mensagens similares à direção solicitando a convocação da reunião ampliada.

“É preciso convocar e organizar a categoria para a resistência e a mobilização necessárias para barrar ataques tão duros!”, diz trecho do texto, que teve a sua origem na reunião virtual ocorrida na Sala de Luta nas paralisações e protestos do dia 24 de março. “Os trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União de diferentes estados, como SP, BA, MG, RS, DF, AL, MA, MS, reunidos na sala virtual de LUTA neste 24 de Março de 2021 – Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público e do SUS – conclamam o conjunto da diretoria da Fenajufe a convocar uma Reunião Ampliada urgente! Precisamos construir uma Greve Unificada e constituir um Comando Nacional de Mobilização dos trabalhadores do PJU/MPU, definindo coletivamente um calendário unitário de luta com o Fórum Nacional de Servidores Federais e demais trabalhadores do setor público”, defende o texto.

Assim que a convocação oficial da reunião ampliada for remetida para os sindicatos, o Sintrajud convocará uma nova assembleia geral, por meio de videoconferência, para eleger os representantes da categoria que participarão da atividade.

‘Papel da Fenajufe’

As mensagens enviadas pelos sindicatos refletem a preocupação com o que vem acontecendo com a categoria e com o país. Mencionam as políticas genocidas do presidente Jair Bolsonaro no trato da pandemia da covid-19 e alertam para o feroz ataque a direitos da classe trabalhadora, entre eles o de existência de serviços públicos de qualidade, que prestem bons serviços à população e que deem condições dignas e justas de trabalho aos servidores.

A iniciativa dos sindicatos, gestada naquele dia de mobilização e luta de 24 de março, também reflete preocupação quanto ao modo como a direção da Fenajufe vem atuando nesta conjuntura tão grave. “Para defender nossas vidas e nossos direitos, precisamos que a Fenajufe assuma de uma vez por todas seu papel na organização da luta da categoria”, assinalam os textos enviados, que destacam a necessidade de unidade, envolvimento dos servidores e de ações conjuntas da categoria, em aliança com os fóruns dos serviços públicos, para enfrentar dias tão difíceis.