Ouvindo demanda de sindicatos, Fenajufe convoca Reunião Ampliada


16/04/2021 - Helcio Duarte Filho
Entidades ressaltam importância da organização de todo PJU e MPU para defender a vida e combater a 'reforma' administrativa.

A Fenajufe vai convocar uma reunião ampliada nacional com representantes definidos em assembleias dos sindicatos dos servidores do Judiciário Federal e MPU de cada estado. A atividade deve ocorrer no dia 15 de maio de 2021.

Sindicatos da categoria, entre eles o Sintrajud, solicitaram à federação nacional (Fenajufe) a convocação de uma reunião ampliada urgente para organizar uma “firme atuação na defesa da vida, da democracia e do serviço público”. Após uma consulta em relação a isso no âmbito da direção da federação, a data indicada para a reunião é 15 de maio.

O texto enviado pelo Sintrajud ressalta a necessidade de instalação de um comando nacional de mobilização e da construção das condições para uma greve nacional da categoria contra a ‘reforma’ administrativa e em defesa da vida e dos serviços públicos. Outros sindicatos – como os de Minas Gerais (Sitraemg), Bahia (Sintrajufe-BA) e Piauí (Sintrajufe-PI) também enviaram mensagens similares à direção solicitando a convocação da reunião ampliada.

“É preciso convocar e organizar a categoria para a resistência e a mobilização necessárias para barrar ataques tão duros!”, diz trecho do texto, que teve a sua origem na reunião virtual ocorrida na Sala de Luta nas paralisações e protestos do dia 24 de março. “Os trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União de diferentes estados, como SP, BA, MG, RS, DF, AL, MA, MS, reunidos na sala virtual de LUTA neste 24 de Março de 2021 – Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público e do SUS – conclamam o conjunto da diretoria da Fenajufe a convocar uma Reunião Ampliada urgente! Precisamos construir uma Greve Unificada e constituir um Comando Nacional de Mobilização dos trabalhadores do PJU/MPU, definindo coletivamente um calendário unitário de luta com o Fórum Nacional de Servidores Federais e demais trabalhadores do setor público”, defende o texto.

Assim que a convocação oficial da reunião ampliada for remetida para os sindicatos, o Sintrajud convocará uma nova assembleia geral, por meio de videoconferência, para eleger os representantes da categoria que participarão da atividade.

‘Papel da Fenajufe’

As mensagens enviadas pelos sindicatos refletem a preocupação com o que vem acontecendo com a categoria e com o país. Mencionam as políticas genocidas do presidente Jair Bolsonaro no trato da pandemia da covid-19 e alertam para o feroz ataque a direitos da classe trabalhadora, entre eles o de existência de serviços públicos de qualidade, que prestem bons serviços à população e que deem condições dignas e justas de trabalho aos servidores.

A iniciativa dos sindicatos, gestada naquele dia de mobilização e luta de 24 de março, também reflete preocupação quanto ao modo como a direção da Fenajufe vem atuando nesta conjuntura tão grave. “Para defender nossas vidas e nossos direitos, precisamos que a Fenajufe assuma de uma vez por todas seu papel na organização da luta da categoria”, assinalam os textos enviados, que destacam a necessidade de unidade, envolvimento dos servidores e de ações conjuntas da categoria, em aliança com os fóruns dos serviços públicos, para enfrentar dias tão difíceis.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Generic selectors
Apenas termos exatos
Buscar nos títulos
Buscar nos conteúdos
Buscar em Publicações
Buscar nas páginas