Núcleo de Servidores/as com Deficiência do Sintrajud debate capacitismo nesta quinta, 26


26/09/2024 - Luciana Araujo
Atividade acontece on-line com início às 20 horas; acesse a sala Zoom neste post.

O Núcleo de Servidores e Servidoras com Deficiência do Sintrajud se reúne nesta quinta-feira (26 de setembro) para um debate sobre a luta contra o capacitismo e a mobilização das pessoas com deficiência. Com a participação do organizador da Parada do Orgulho PCD, Marcelo Zig, e do advogado PCD e ex-atleta paraolímpico Leonardo Silva. Na mediação, a diretora e servidora do TRT-2 Camila Oliveira.

Acesse aqui a sala Zoom

Leonardo é advogado criminalista, especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Fundação Armando Alvares Penteado, em conjunto com a Universidade de Santiago de Compostela – 2022/2023;
bacharel em Direito pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP (2017-2021); membro da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB/SP e do Grupo de Pesquisa “Crítica do Direito e Subjetividade Jurídica”, vinculado ao Departamento de Pós-Graduação em Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP – 2020/2021; também é associado ao Instituto de Defesa do Direito de Defesa.

Marcelo Zig é filósofo, palestrante, consultor em capacitismo e ativista dos Direitos Humanos. Idealizador do Projeto Mergulho Cidadão – Campanha Preventiva aos Riscos da Terceiras Causa de Lesão Medular por Acidente; presidente do Coletivo de Pessoas Negras com Deficiência – Quilombo PcD; speaker do TEDx Pelourinho; curador do TEDx Salvador, Diretor de Comunicação da Inklua – Consultoria de Recrutamento e Seleção de Pessoas com Deficiência para o Trabalho Formal; coordenador Pedagógico da Formação em Ativismo de Direitos Humanos para Jovens Lideranças com Deficiência – Inclusive Nós. Foi a primeira pessoa negra com deficiência a atuar como mestre de cerimônia do TEDx/Salvador, em 2023; no IV Congresso Mundial de Educação do SESC/RJ 2023; no Primeiro Fórum Nordeste de Economia Circular do Brasil 2023; e no Negrito – Encontro de Identidade da Faculdade Baiana de Direito 2023. Painelista do CONARH 2023, é também cofundador da Primeira Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência do Brasil 2023; painelista no Liberatum Brasil 2023, no Word Creativity Day 2024, no 19⁰ Congresso da ABRH Bahia 2024, e idealizador do super-herói ancestral ‘AfroDef e a Cadeira de Som’.

2ª Parada PCD: Contra o capacitismo e pela liberdade de Sônia

No último sábado (21 de setembro) o Sindicato participou da 2ª Parada Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência de São Paulo, na Praça Roosevelt, centro da capital. A manifestação denunciou o capacitismo na sociedade da concorrência e a negação de direitos desta população, que representa 8,9% dos brasileiros (18,6 milhões de pessoas). A taxa de desemprego entre PCDs é de 60,7% ante 26,6% entre as pessoas sem deficiência. As mulheres PCDs sofrem mais violências de gênero, com 57,2 vítimas para cada 10 mil pessoas, de acordo com o Atlas da Violência 2024. 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM