Nova Resolução gera indignação no TRF-3 e JF; Sintrajud solicita audiência com desembargadora Marisa Santos

29/04/2022 - Helcio Duarte Filho
Sindicato vai pedir a imediata suspensão da norma e abertura de diálogo; assembleia será convocada com urgência para preparar reação à medida.

Causou indignação e revolta em servidoras e servidores do Tribunal e da Justiça Federal da 3ª Região a nova Resolução publicada pela Presidência, nesta quinta-feira (28), com abrangentes restrições ao trabalho remoto que vem sendo desenvolvido no órgão.

A direção do Sintrajud já encaminhou à desembargadora Marisa Santos, que preside o TRF-3, solicitação de urgente audiência para tratar do caso. O Sindicato pedirá a ela que suspenda a medida e abra diálogo com a categoria sobre as determinações contidas na norma, que já está sendo analisada pela assessoria jurídica da entidade.

Na véspera da edição do ato, dirigentes do Sindicato haviam sido recebidos pelos juízes auxiliares da Presidência, Marisa Claudia Gonçalves Cucio e Paulo Ricardo Arena Filho, numa reunião que já estava previamente marcada. A pauta em questão era a determinação da administração anterior de compensação de horas da pandemia.

Os magistrados em momento algum mencionaram que no dia seguinte uma medida de tal impacto seria publicada de forma unilateral e sem qualquer diálogo com o sindicato ou o conjunto da categoria.

A direção do Sintrajud também combinará com servidoras e servidores do Tribunal a melhor data para convocação de uma assembleia emergencial, com o objetivo de organizar movimentações coletivas que sejam capazes de reverter os efeitos da portaria, recebida como uma bomba pela categoria.