Nota pública: Sintrajud repudia atos golpistas em Brasília

08/01/2023 - Helcio Duarte Filho
Sindicato também convoca ato conjunto desta segunda (9), no Masp, em defesa da democracia e contra qualquer anistia para os golpistas

Numa ação financiada por alguns setores empresariais e previamente anunciada, grupos bolsonaristas golpistas, que não aceitam a derrota eleitoral, invadiram os edifícios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto.

A ação fascista e antidemocrática em Brasília teve a conivência da Polícia Militar do Distrito Federal, comandada por Anderson Torres, um bolsonarista nomeado pelo governador Ibaneis Rocha e que até poucos dias era Ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro.

Imagens mostram poucos policiais ‘acompanhando’ os bolsonaristas, nada que lembre os fortes cordões de isolamento e aparatos bélicos formados para reprimir manifestações sindicais da classe trabalhadora por seus direitos básicos.

Imediatamente repudiados pela sociedade e instituições  civis, no Brasil e no mundo, o que ocorreu em Brasília é muito grave. Acontecimentos previsíveis, anunciados, alimentados pela tolerância de governantes com atos e violências antidemocráticas praticadas por esses grupos e incentivadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de São Paulo (Sintrajud) repudia os atos golpistas, fascistas e antidemocráticos ocorridos na capital federal. Defende que os poderes constitucionais ajam com rigor, identificando os atores imediatos das ações em Brasília, os seus financiadores e seus estimuladores ideológicos.

É preciso enfrentar a fascistização de setores das Forças Armadas e da Segurança Pública. É preciso organizar a luta em defesa das conquistas democráticas para derrotar o bolsonarismo também nas ruas.

É este um desafio posto também aos movimentos sociais, sindicais e políticos progressistas: uma mobilização que deve também erguer as bandeiras da luta contra os preconceitos sociais, raciais e de gênero, assim como a defesa dos direitos trabalhistas – todos alvos destas ações da extrema-direita bolsonarista.

Não ao golpismo bolsonarista!  Sem anistia! Derrotamos nas urnas, vamos agora derrotar o bolsonarismo nas ruas!

Todos e todas ao ato desta segunda-feira, 9 de janeiro, às 18h, no Masp, na av. Paulista, em SP.

São Paulo (SP), 8 de janeiro de 2023

Diretoria do Sintrajud
(Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo)