Nota de pesar pelo falecimento de Antonio Candido


12/05/2017 - Shuellen Peixoto

Na madrugada desta sexta-feira, 12, morreu o sociólogo, crítico literário e professor Antonio Candido, aos 98 anos. Antônio Candido estava internado no hospital Albert Einstein com complicações intestinais.

Considerado um dos mais importantes e influentes críticos literários brasileiros, Candido é autor de livros como Introdução ao Método Crítico de Silvio Romero (1944), Formação da Literatura Brasileira (1959) e Literatura e Sociedade (1965). Começou a escrever críticas literárias em 1940, na revista Clima. Em 1943, foi convidado a assinar críticas na então Folha da Manhã (hoje Folha de S. Paulo) e no Diário de S. Paulo. Seus textos são marcados pela clareza e linguagem comum ao jornalismo e também pela profundidade acadêmica.

Além do trabalho como escritor e crítico literário, Antonio Candido também atuou como professor na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

Em 1998, recebeu o Prêmio Camões, considerado o mais importante da língua portuguesa. Também foi o primeiro brasileiro a receber, em 2005, o Prêmio Internacional Alfonso Reyes, referência na América Latina e que já premiou escritores como Jorge Luiz Borges, André Malraux, Octavio Paz e Harold Bloom, entre outros.

Neste momento de pesar, o Sintrajud se solidariza com os familiares e amigos. Professor Antônio Candido, presente!

 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM